Da Redação   |   31/05/2025 20:00
Atualizada em 31/05/2025 20:09

BNT Mercosul bate recorde de visitantes e sonha com Turismo integrado

Brasileiros, argentinos, uruguaios, chilenos e paraguaios se reuniram durante dois dias de feira

PANROTAS / Marcel Buono
Geninho Góes, fundador e CEO da BNT Mercosul
Geninho Góes, fundador e CEO da BNT Mercosul

BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC) - A 31ª edição da BNT Mercosul recebeu mais de 7,5 mil profissionais do Turismo durante os dois dias de sua realização no Expocentro Júlio Tedesco, estabelecendo um novo recorde de visitação para a tradicional feira. De acordo com Geninho Góes, fundador e CEO da BNT, este foi o maior registro de público do evento nos moldes atuais.

"Em 2024, mais de 6,3 mil profissionais vieram à BNT Mercosul, e agora conseguimos atrair mais de 7,5 mil, um recorde para dois dias de feira. Apesar do número expressivo, aqui pensamos mais na qualidade do que na quantidade. Mais do que encher o pavilhão, precisamos qualificar quem passa por ele, por isso oferecemos uma série de capacitações que foram realizadas tanto no Expocentro como em outros pontos da cidade. Foi bonito ver como as salas estiveram sempre cheias, com pessoas realmente interessadas em aprender e aprimorar seu trabalho"

Geninho Góes, CEO da BNT Mercosul.

Em sua 31ª edição, a BNT Mercosul recebeu mais de 30 caravanas vindas de diferentes regiões do Brasil, com destaque para o Nordeste, e visitantes vindos de mais de 60 cidades para além do Brasil, sendo argentinos, paraguaios, uruguaios e chilenos os principais agentes de viagens estrangeiros. Já em relação aos expositores, todos representaram destinos, hotéis, serviços e outros produtos originários do Brasil.

PANROTAS / Marcel Buono
Estande de Santa Catarina lotado durante a 31ª BNT Mercosul
Estande de Santa Catarina lotado durante a 31ª BNT Mercosul

"Nosso papel é divulgar o Brasil, e neste ano tivemos mais de 500 fornecedores e empresários brasileiros expondo suas ofertas e atrativos. Temos um País gigante, com diferentes culturas em um só lugar, e que precisa ser melhor explorado. Mesmo em pequenos municípios temos grandes tesouros, e o que precisamos é valorizar as experiências que são oferecidas em cada um deles, cada um com suas peculiaridades, e trabalhar de maneira conjunta. Não adianta cada destino puxar para o seu lado. Temos que fortalecer a região Sul como um todo", continuou Geninho.

A FORÇA DA INTEGRAÇÃO

Diretora de Planejamento e Competitividade da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, Claudia Borges resumiu a BNT Mercosul em uma palavra, "resultado", e sugeriu a união dos três Estados do Sul do Brasil para a criação de roteiros que possam ser internacionalizados, utilizando como exemplo a força turística do Nordeste brasileiro.

"Devemos pensar mais no Sul como um destino completo, com o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná trabalhando juntos para crescerem ainda mais no Turismo. Temos um exemplo de como isso funciona no Nordeste, já que muitas vezes quem viaja para lá fala simplesmente que está indo para o Nordeste, sem especificar exatamente uma cidade ou Estado"

Claudia Borges, diretora de Planejamento e Competitividade da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul

Secretária de Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif reforçou a ideia de um Turismo integrado e destacou o trabalho que vem sendo realizado no Estado nos últimos anos. Ainda de acordo com a autoridade do setor, no dia 4 de junho será dada a notícia de uma grande produção internacional que será "um canhão de lançamento do nosso Estado para mais de 90 países", a ser divulgada pelo governador catarinense.

PANROTAS / Marcel Buono
Odilio Mello (Multiparque), Geninho Góes (BNT Mercosul), Catiane Seif (Setur-SC), Andrezza Negrini (BCCVB), Fernanda (Expocentro Julio Tedesco), Claudia Borges (Setur-RS) e Evandro Neiva (Setur Balneário Camboriú)
Odilio Mello (Multiparque), Geninho Góes (BNT Mercosul), Catiane Seif (Setur-SC), Andrezza Negrini (BCCVB), Fernanda (Expocentro Julio Tedesco), Claudia Borges (Setur-RS) e Evandro Neiva (Setur Balneário Camboriú)

"Estamos muito felizes com o momento do Turismo catarinense e não temos municípios favoritos. Pensamos em todos juntos para o bem de todos. Arrumamos a casa, criamos uma nova identidade e posicionamos o Estado como um destino de excelência tanto no verão como no inverno. Começamos nosso projeto de internacionalização de Santa Catarina no ano passado e já podemos ver os resultados. Tivemos um aumento de 71% no número de turistas internacionais em 2024 e ainda atraímos 10% de todos os estrangeiros que entraram no Brasil ao longo do ano", comemorou Catiane Seif.

Em 2026, a BNT Mercosul será realizada entre os dias 28 e 30 de maio, novamente no Expocentro Julio Tedesco, em Balneário Camboriú (SC). O que também deverá ser repetida na próxima edição é a série de capacitações dentro e fora das instalações principais da feira. Neste ano, o Hotel Sibara Spa & Convenções foi responsável por sediar almoços, jantares e treinamentos, enquanto o Hotel Mercure realizou rodadas de negócios com mais de 40 fornecedores.

Marcel Buono, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da BNT Mercosul

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