Piauí inaugura Fetur, primeira feira dedicada ao setor de Turismo do Estado; fotos
Na abertura do evento foi destacada a importância de iniciativas que promovam a economia do Estado

TERESINA - O Centro de Convenções de Teresina sedia entre hoje (8) e amanhã (9) a Feira de Turismo do Piauí – Fetur, que reúne profissionais do setor local e nacional para discutir oportunidades, negócios e o papel estratégico do Turismo no desenvolvimento do Estado.
Veja o álbum de fotos abaixo
Com atividades de campo previstas para o litoral e a Serra da Capivara nos dias 10 e 11, o evento marca um novo momento para o Turismo piauiense, sendo a primeira feira do setor de Turismo do Estado.
Na cerimônia de abertura, Valdeci Cavalcante, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, ressaltou a importância de iniciativas que promovam a economia do Estado: “Quem investe no Piauí tem resultado. Nós carecemos ainda de muitos empreendimentos e esta feira é uma vitrine para quem quer investir numa coisa muito importante para o nosso Estado, que é o Turismo”, afirmou.

Já Sádia Castro, diretora geral da Ópera da Serra da Capivara, destacou que o evento é diferente de qualquer outro. O festival começa na cidade de Coronel José Dias com oficinas, ações formativas, feira de artesanato e gastronomia, além de shows na praça para então se deslocar 30 quilômetros até São Raimundo Nonato, onde uma ópera é encenada. Em 2025, será a vez de O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara habitar o sertão arqueológico.

Turismo como um dos pilares econômicos do Estado
Na sequência da solenidade, o secretário de Estado do Turismo, Daniel Oliveira, reforçou o papel do poder público na valorização do setor. “Mais do que uma exposição de destinos, essa feira é a afirmação do que o Estado do Piauí tem, de rumo, de gestão, de identidade e de futuro”, afirmou. E completou: “Temos o nosso território repleto de belezas e histórias a serem contadas, vividas e também vendidas. Nosso papel enquanto poder público é criar as condições para que isso aconteça de forma inclusiva, sustentável e estratégica”.
Por fim, o governador Rafael Fonteles defendeu o Turismo como um dos pilares econômicos do Estado. “Eu quero reafirmar o meu compromisso de fortalecer a indústria do Turismo”. Explicou que o potencial econômico do setor precisa ser melhor explorado, já que o Piauí não chegou a 2% do PIB vindo do Turismo. De acordo com ele, alguns países europeus têm mais de 10% do seu PIB derivado do Turismo e o seu desejo é de que o estado supere esse número.
Fonteles também relacionou as promessas globais por tendências de jornadas de trabalho reduzidas a mais tempo livre para o lazer. O Turismo, portanto, seria uma resposta econômica à mudança de hábitos globais.
O desafio atual está na ampliação da malha aeroviária: “Eu só me aquieto quando tiver voo diário para Parnaíba e para São Raimundo Nonato. Só para citar os dois maiores aeroportos que nós temos no interior do Estado”. A Azul suspendeu as operações nas duas cidades em março de 2025. “Nós estamos na cola da Azul, da Gol e da Latam e como eu também não vou ficar esperando, nós vamos fazer uma PPP [Parceria Público-Privada] de uma companhia aérea regional para a gente não ficar tendo que apelar para ninguém botar voo para cá, nós mesmos vamos botar.”
A Fetur é realizada pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac no Piauí, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Sebrae. Conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur). O evento sinaliza um novo momento para o turismo piauiense, com ambição e articulação.