Karina Cedeño   |   08/05/2025 17:42
Atualizada em 08/05/2025 18:27

Piauí inaugura Fetur, primeira feira dedicada ao setor de Turismo do Estado; fotos

Na abertura do evento foi destacada a importância de iniciativas que promovam a economia do Estado


Divulgação
Autoridades do Turismo e do Estado do Piauí presentes na cerimônia de abertura da Fetur
Autoridades do Turismo e do Estado do Piauí presentes na cerimônia de abertura da Fetur

TERESINA - O Centro de Convenções de Teresina sedia entre hoje (8) e amanhã (9) a Feira de Turismo do Piauí – Fetur, que reúne profissionais do setor local e nacional para discutir oportunidades, negócios e o papel estratégico do Turismo no desenvolvimento do Estado.

Veja o álbum de fotos abaixo

Com atividades de campo previstas para o litoral e a Serra da Capivara nos dias 10 e 11, o evento marca um novo momento para o Turismo piauiense, sendo a primeira feira do setor de Turismo do Estado.

Na cerimônia de abertura, Valdeci Cavalcante, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac no Piauí, ressaltou a importância de iniciativas que promovam a economia do Estado: “Quem investe no Piauí tem resultado. Nós carecemos ainda de muitos empreendimentos e esta feira é uma vitrine para quem quer investir numa coisa muito importante para o nosso Estado, que é o Turismo”, afirmou.

Divulgação
Rafael Fonteles, governador do Piauí
Rafael Fonteles, governador do Piauí

Já Sádia Castro, diretora geral da Ópera da Serra da Capivara, destacou que o evento é diferente de qualquer outro. O festival começa na cidade de Coronel José Dias com oficinas, ações formativas, feira de artesanato e gastronomia, além de shows na praça para então se deslocar 30 quilômetros até São Raimundo Nonato, onde uma ópera é encenada. Em 2025, será a vez de O Fantasma da Ópera da Serra da Capivara habitar o sertão arqueológico.

Divulgação
Daniel Oliveira, secretário de Estado do Turismo do Piauí
Daniel Oliveira, secretário de Estado do Turismo do Piauí

Turismo como um dos pilares econômicos do Estado

Na sequência da solenidade, o secretário de Estado do Turismo, Daniel Oliveira, reforçou o papel do poder público na valorização do setor. “Mais do que uma exposição de destinos, essa feira é a afirmação do que o Estado do Piauí tem, de rumo, de gestão, de identidade e de futuro”, afirmou. E completou: “Temos o nosso território repleto de belezas e histórias a serem contadas, vividas e também vendidas. Nosso papel enquanto poder público é criar as condições para que isso aconteça de forma inclusiva, sustentável e estratégica”.

Por fim, o governador Rafael Fonteles defendeu o Turismo como um dos pilares econômicos do Estado. “Eu quero reafirmar o meu compromisso de fortalecer a indústria do Turismo”. Explicou que o potencial econômico do setor precisa ser melhor explorado, já que o Piauí não chegou a 2% do PIB vindo do Turismo. De acordo com ele, alguns países europeus têm mais de 10% do seu PIB derivado do Turismo e o seu desejo é de que o estado supere esse número.

Fonteles também relacionou as promessas globais por tendências de jornadas de trabalho reduzidas a mais tempo livre para o lazer. O Turismo, portanto, seria uma resposta econômica à mudança de hábitos globais.

O desafio atual está na ampliação da malha aeroviária: “Eu só me aquieto quando tiver voo diário para Parnaíba e para São Raimundo Nonato. Só para citar os dois maiores aeroportos que nós temos no interior do Estado”. A Azul suspendeu as operações nas duas cidades em março de 2025. “Nós estamos na cola da Azul, da Gol e da Latam e como eu também não vou ficar esperando, nós vamos fazer uma PPP [Parceria Público-Privada] de uma companhia aérea regional para a gente não ficar tendo que apelar para ninguém botar voo para cá, nós mesmos vamos botar.”

A Fetur é realizada pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac no Piauí, com apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Sebrae. Conta com o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur). O evento sinaliza um novo momento para o turismo piauiense, com ambição e articulação.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados