Sindepat Summit 2025 tem início em Campos do Jordão com recorde de expositores; fotos
Evento reúne autoridades, empresários e lideranças do turismo e de parques nacionais e internacionais

CAMPOS DO JORDÃO (SP) – A 6ª edição do Sindepat Summit teve sua cerimônia de abertura realizada na manhã desta quarta-feira (14), marcando oficialmente o início do maior encontro do setor de parques e atrações turísticas do Brasil. O evento acontece pela primeira vez em Campos do Jordão (SP) e reúne mais de 400 inscritos e 40 empresas expositoras de mais de dez países.
A abertura contou com a condução da mestre de cerimônias Gisele Lenze, do Parque Beto Carrero World, e com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. Estiveram presentes o prefeito de Campos do Jordão, Carlos Eduardo, o Caê, o presidente da Câmara de Vereadores de Campos do Jordão, Felipe Cintra, o secretário de Turismo local, Fábio Izar, o presidente do Comtur, Sidney Isidro, o vereador e presidente da comissão de turismo, Alfredo Cottini, e Viviane de Faria, diretora do Departamento de Investimentos, Créditos e Concessões do Ministério do Turismo.
Subiram ao palco para a abertura oficial o presidente do Conselho do Sindepat, Pablo Morbis, e a presidente executiva da associação, Carolina Negri. Ambos destacaram a força do associativismo e a importância da união do setor em momentos de crise e reconstrução.
“Como as crises costumam apresentar oportunidades, a maior crise do nosso setor, a pandemia, trouxe união no Turismo. Gosto sempre de lembrar as palavras do nosso mestre e fundador Marcelo Gutglas: ‘em uma associação todos são sócios do mesmo negócio’”, declarou Carolina, que também agradeceu aos patrocinadores.
Pablo Morbis celebrou o crescimento do Summit e do próprio Sindepat, que já ultrapassa a marca de 100 associados.
“É o maior Sindepat Summit da nossa história. Começamos em 2018 no Wet’n Wild com muita dedicação e um pouco de loucura. Hoje, temos mais de 100 associados, mais de 400 participantes e mais de 130 milhões de visitantes nos nossos parques. Isso mostra o quanto o setor está crescendo e como o associativismo é o caminho natural”, afirmou.
Pablo Morbis, presidente do Conselho do Sindepat
O presidente também destacou a presença simbólica de Jakob Wahl, presidente da IAAPA – principal associação mundial de parques e atrações – como reconhecimento da relevância internacional do mercado brasileiro. Ele ainda defendeu o potencial do Brasil como maior destino global de turismo sustentável.
Apoio político ao setor

Presente na cerimônia, a deputada federal Renata Abreu, conhecida pelo protagonismo na aprovação do PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), destacou a mobilização e a articulação do setor durante a pandemia.
“Eu fiz questão de estar aqui porque preciso testemunhar o que este setor fez. O Perse era um projeto impossível: imaginar isenção tributária por cinco anos para os mais impactados pela pandemia parecia inviável. Mas com organização, dados e união — com SINDEPAT, ADIBRA e IAAP — isso se tornou realidade. O Perse foi só o começo.”
Renata Abreu, deputada federal
O prefeito Carlos Eduardo também reforçou a importância dos parques e atrações na economia local: “Os parques mudaram a vida da cidade. Campos do Jordão passou a ter turismo o ano todo, e não apenas no inverno. Isso impacta diretamente na vida da população, com geração de renda, empregos e inclusão.”
Ele também anunciou o leilão da nova estrada de ferro da Serra da Mantiqueira, previsto para dezembro. A estrada deve ligar Santo Antônio a São Carlos do Pinhal.

O Sindepat Summit 2025 segue com programação recheada de palestras e paineis durante a quarta-feira, 14, e a quinta-feira, 15, além da área de expositores. O dia 16 será dedicado a visitas técnicas ao Carde Arte Design Museu, inaugurado no final do ano passado e ao Parque Estadual Campos do Jordão, conhecido como Horto Florestal,
A PANROTAS é media partner do evento. Carla Furtado, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite do Sindepat