Salão do Turismo, que ocorre neste mês, terá espaço dedicado às macrorregiões do Brasil
Evento é gratuito e acontece de 21 a 23 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo

O Brasil inteiro reunido em um só lugar. Essa é a proposta do espaço dedicado às macrorregiões brasileiras no Salão do Turismo: Conheça o Brasil, que acontece de 21 a 23 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP). O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, é gratuito e aberto ao público.
No espaço, os visitantes poderão vivenciar experiências, conhecer a gastronomia típica, se informar sobre os principais atrativos e mergulhar na cultura local de cada estado e do Distrito Federal. Cada região estará representada por cores diferentes, criando uma identidade visual marcante e facilitando a navegação do público.
Todos os estandes serão padronizados, com uma área de 100 metros quadrados para cada unidade federativa, garantindo igualdade de exposição e reforçando a representatividade nacional no evento.
“Será um ponto de encontro do Brasil em um só lugar, valorizando a diversidade cultural, as experiências imersivas e turística do nosso país”
Celso Sabino, ministro do Turismo
Para refletir a identidade de cada localidade, as regiões serão visualmente reconhecidas por cores: a Região Norte será representada pelo verde, em alusão à floresta e à riqueza natural; o Nordeste, com o vermelho, que remete à energia vibrante da cultura local; o Centro-Oeste estará simbolizado pelo amarelo, evocando as paisagens do cerrado e do Pantanal; o Sul será identificado pelo azul claro, refletindo suas belezas naturais e tradições; e o Sudeste terá o azul escuro como cor oficial, destacando sua diversidade econômica e cultural.
Cidade sede
Em homenagem à cidade de São Paulo, sede da edição 2025 do Salão do Turismo, o Ministério do Turismo batizou os pavilhões do evento com nomes de pontos turísticos paulistanos.
A jornada do público começa pelos portais “Ponte Estaiada” e “MASP”, passa pelo “Parque Ibirapuera” — espaço institucional do MTur —, segue pela vibrante “Vila Madalena”, onde agências e operadoras oferecem pacotes de viagem, e chega ao “Mercadão de Pinheiros”, com sabores e produtos regionais de todo o Brasil. Já o “Núcleo do Conhecimento”, inspirado no interior paulista, será palco de oficinas, painéis e debates voltados ao fortalecimento do setor.