Abav Expo 2025 espera mais de 40 mil visitantes no Rio; veja números e novidades
Feira, que será realizada no Riocentro, de 8 a 10 de outubro, já tem mais de 15 mil inscritos

A menos de duas semanas da abertura da Abav Expo 2025, no Rio de Janeiro, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) Nacional realizou hoje uma apresentação oficial do evento na sede da Fecomércio RJ. A feira será realizada este ano no Rio, no Riocentro, de 8 a 10 de outubro.
A abertura oficial para convidados será realizada no dia 8 de outubro, às 10h, no anfiteatro do Riocentro, com a presença de autoridades públicas e expoentes do setor de turismo e hotelaria. Fechando o primeiro dia duas grandes surpresas: às 20h terá início o Baile Charme do Viaduto de Madureira, e logo depois, a partir das 21h30, será a apresentação da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira com 25 integrantes.
Além das atividades no Centro de Convenções, estão previstas ações paralelas em pontos turísticos famosos da cidade, como o Cristo Redentor, no Corcovado, e o Roxy Dinner, em Copacabana, proporcionando experiências memoráveis aos participantes.
O evento de apresentação de todas as novidades foi aberto pelo anfitrião, Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomercio RJ, seguido por Daniela Maia, secretária municipal de Turismo do Rio, e Ana Carolina Medeiros e Jerusa Hara, respectivamente presidente e diretora executiva da Abav Nacional. Todos destacaram números de pesquisas que serão detalhadas durante os três dias da feira.

"É com grande alegria que o Rio recebe novamente a Abav Expo. O evento é um marco no setor de Turismo. Estamos um público de 40 mil pessoas. Somente este ano, o Turismo no Rio já movimentou R$ 27,9 bilhões. O número de visitantes internacionais já superou o de 2024. Somente nesta primavera, que acabou de começar, estamos esperando 3,8 milhões de visitantes. Os resultados compravam a importância do Turismo como vetor estratégico para o desenvolvimento da cidade, com impacto direto na geração de empregos e na arrecadação municipal. Receber a Abav Expo é mais do que sediar um grande evento. É firmar o Rio como um destino global”, diz Daniela Maia, representando o prefeito Eduardo Paes.
“Estamos esperando um número recorde de público e de expositores, com duas mil marcas. A Abav Expo é muito mais do que uma feira: é um ponto de encontro estratégico para toda a cadeia do Turismo. Em 2025, queremos reforçar o papel do Brasil como protagonista no cenário internacional, conectando marcas, destinos e profissionais em um ambiente inovador, sustentável e inspirador”
Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional.
Ana Carolina ressaltou ainda que a Abav Expo será realizada no Rio nos próximos três anos ímpares (nos pares, a feira acontecerá em São Paulo).
A diretora executiva da Abav Nacional, Jerusa Hara, acrescentou: “Já temos mais de 15 mil inscritos. Historicamente, costumamos receber mais mil inscrições por dia na semana que antecede a feira. Ou seja, vamos começar o evento com mais de 20 mil participantes confirmados. E este número costuma dobrar ao longo da feira. Daí a nossa expectativa de receber mais de 40 mil pessoas. É muito significativo para a realização de negócios. Esperamos um crescimento de 10% nos resultados”.
Serviço de shuttle

O evento contará com shuttles (ônibus circulares) gratuitos conectando a estação de metrô Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, ao Riocentro, retornando à estação. Horários: 8/10 - Cerimônia de abertura, saindo 9h do metrô e 23h última saída do show de abertura. 9 e 10/10 – 12h30 às 21h.

Outra novidade desta edição é que pela primeira vez o evento vai ter um circuito interno de transporte, que levará os visitantes aos dois pavilhões, além da área externa onde é possível acessar os ônibus circulares.
No Centro de Convenções, os participantes terão à disposição o serviço de carrinhos com paradas de embarque e desembarque sinalizadas no circuito.

Perfil de agências de viagens do Rio
Durante a Abav Expo, a entidade vai apresentar uma pesquisa com dados de todos os Estados do Brasil. No evento de apresentação, Jerusa fez um recorte com alguns números do Rio.
- Agências cariocas são maduras, passaram pela pandemia e mostraram resiliência. Operam, em média, há sete anos, enquanto a a média nacional é de cinco anos.
- Em relação ao número de colaboradores, 20% das agências têm mais de 20 pessoas. A média é de sete pessoas, enquanto no restante do Brasil é de três colaboradores.
- Os clientes são recorrentes em sua grande maioria (90%) e com o tíquete médio mais alto do país, formando um público qualificado.
- Quanto ao mix de serviços, 70% das agências são voltadas para o lazer, 15% são receptivo e 10%, operadoras.
Dados gerais da Abav Expo 2025
- 502 agentes de viagens convidados
- 60 agentes nacionais e 30 internacionais para o Buyer’s Club, nova área voltada para Turismo de Luxo
- 15 compradores convidados e 15 expositores especializados participam de reuniões pré-agendadas dedicadas ao mercado de luxo
- 40 mil metros quadrados de área de exposição
- Dois pavilhões, Sesc e Senac, um nacional e outro global
- Mais de 2 mil marcas
- Japão e China estão participando pela primeira porque o evento é no Rio
- Cuba e Costa Rica de volta depois de cinco anos.
- 23 redes hoteleiras
- 11 companhias aéreas
- Mais de 60 capacitações
Pesquisa da FecomercioRJ na Abav Expo
A FecomercioRJ também apresentará uma pesquisa na feira. A seguir, alguns dados:
- 29,9% dos visitantes internacionais do Rio vêm de Chile, Argentina e Colômbia
- 8,4% são dos Estados Unidos e 8,3%, da França
- 76,7% dos estrangeiros vieram ao Rio pela primeira vez
- 72% dos visitantes levam sustentabilidade em conta e estão dispostos a pagar mais por isso
- 31% estão dispostos a visitar outras cidades no litoral, além da capital
- 26% dos turistas nacionais são do estado de São Paulo