Embratur lança edital para coexpositores em feiras de Turismo na Europa e América Latina
Inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo sistema eletrônico da Agência até 24 de outubro

A Embratur publicou nesta segunda-feira (13), o edital de chamamento público para selecionar empresas, destinos e instituições do setor turístico que desejam representar o Brasil como coexpositores em quatro das mais importantes feiras internacionais de multiprodutos no primeiro semestre de 2026.
A iniciativa, em parceria com o Sebrae, visa fortalecer a imagem e ampliar os negócios do turismo brasileiro no exterior. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo sistema eletrônico da Embratur, a partir desta segunda (13) até sexta-feira (24).
Toda a iniciativa está ancorada no Plano Brasis, o Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, que define os mercados emissores e segmentos prioritários para a promoção do país. A Embratur classifica os mercados em categorias como Consolidados, Essenciais, de Crescimento e de Oportunidade, direcionando os esforços para cada um de forma mais eficaz.
Vagas
Poderão se candidatar órgãos públicos, entidades representativas de destinos e empresas do setor privado, como operadores de turismo receptivo internacional, meios de hospedagem, companhias aéreas e outros negócios que agreguem valor à promoção do Brasil, a exemplo de atrativos turísticos e parques temáticos.
A seleção contemplará um circuito de eventos que começa com a Fitur, de 21 a 25 de janeiro de 2026, em Madri, na Espanha. O calendário de promoção segue em fevereiro com a Vitrina Turística Anato, que ocorre de 25 a 27 de fevereiro em Bogotá, na Colômbia, e, em período próximo, com a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), realizada de 25 de fevereiro a 1º de março, em Portugal. O ciclo de feiras do semestre se encerra na Alemanha, com a ITB Berlin, agendada para os dias 3 a 5 de março.
Webinar
Com o objetivo de esclarecer eventuais dúvidas sobre o edital e o processo de seleção de coexpositores, a Embratur promoverá um webinar informativo na próxima quinta-feira, (16), às 11h. Clique neste link e se inscreva.
Classificação
Os interessados serão classificados por um sistema de pontuação que avalia critérios como estratégias de promoção internacional, diversificação de produtos e práticas de sustentabilidade. Os coexpositores aprovados terão obrigações como garantir a presença no posto de trabalho durante toda a feira, promover exclusivamente produtos brasileiros e preencher relatórios de impacto de negócios, sob pena de sanções em futuras seleções.
A divulgação dos resultados ocorrerá de forma escalonada em novembro. A lista para a Fitur será publicada no dia 17, seguida pela da Anato no dia 18. Os participantes da BTL serão conhecidos no dia 19, e os da ITB Berlin, no dia 20 de novembro.