Festuris 2025 será o primeiro evento com certificação SeloXIS
Certificação inédita avalia impactos ambientais, sociais e de governança no Turismo

A edição 2025 do Festuris, em Gramado (RS), terá pela primeira vez a certificação SeloXIS, iniciativa que avalia práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no Turismo. A feira será o primeiro evento a receber o selo, que até agora vinha sendo aplicado em hotéis.
Criado em 2018 e relançado em 2024, o SeloXIS já certificou 20 empreendimentos hoteleiros no Brasil, entre eles o Zendaya, em Búzios (RJ), e a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras (RJ). Agora, amplia seu alcance para eventos turísticos, inaugurando esse formato justamente na feira de Gramado.
Como funciona a certificação
O SeloXIS analisa mais de 100 indicadores ESG por meio de índices próprios:
- Índice de Sustentabilidade da Gestão Hoteleira (ISGH)
- Índice de Sustentabilidade da Gestão de Eventos (ISGE)
Eles se baseiam em padrões internacionais, como os Indicadores Ethos e o Sustainability Accounting Standards Board (Sasb).
O processo envolve duas etapas: Avaliação e Compensação e Monitoramento. Além de medir indicadores, também contabiliza as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e cria mecanismos de compensação.
Contrapartida XIS
Uma das exigências do selo é que os empreendimentos certificados participem do Contrapartida XIS, programa gerido pelo Instituto XIS. No caso dos hotéis, há a destinação de R$ 5 por diária vendida para projetos socioambientais em destinos turísticos.
Sessenta por cento do valor é repassado diretamente às iniciativas apoiadas e 40% permanecem no Instituto para custos de gestão. Os projetos podem ser escolhidos pelo próprio empreendimento ou selecionados entre aqueles mapeados pelo instituto.
Todo o processo pode ser acompanhado por meio do aplicativo SeloXIS, desenvolvido em parceria com a startup Ekonavi, que utiliza tecnologia blockchain para garantir a rastreabilidade das doações.
O que representa para o Turismo
O Turismo responde por cerca de 8% do PIB brasileiro e 10% do PIB mundial, mas é responsável por aproximadamente 9% das emissões globais de gases de efeito estufa. Estudos apontam que as emissões ligadas ao setor crescem em ritmo duas vezes superior ao de outras indústrias.
Ao levar a certificação para um evento do porte do Festuris, o SeloXIS amplia sua estratégia de contribuir para a transição do turismo brasileiro para uma economia de baixo carbono, conectando práticas empresariais, comunidades locais e políticas públicas.