Marta Rossi e Eduardo Zorzanello abrem Festuris 2025 de recordes; veja fotos
Sob o tema Reimaginando o Amanhã, feira cresce 15% e ocorre nos três pavilhões do Serra Park

GRAMADO - O Palácio dos Festivais se prepara todos os anos para receber a tão esperada cerimônia de abertura da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris). Nesta 37ª edição, comemorada em 2025, não poderia ser diferente. Uma vez mais, centenas de autoridades, parceiros e amigos marcaram presença na cerimônia que aconteceu na noite desta quinta-feira (6), um dia antes da feira de negócios.
Veja o álbum de fotos abaixo
Após movimentar cerca de R$ 480 milhões em 2024, esta edição cresceu 15% e terá mais de 2,5 mil marcas e mais de 50 destinos internacionais espalhados por 400 estandes, que estarão distribuídos pelos três pavilhões do Serra Park nesta sexta-feira (7) e sábado (8). A expectativa é receber 17 mil profissionais.
Sob o tema "Reimaginando o Amanhã" e com Portugal como País de Honra, o Festuris 2025 de recordes foi devidamente inaugurado pelos anfritriões e CEOs Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, que não esconderam a emoção de reunir o trade nacional, uma vez mais, na Serra Gaúcha, para comemorar o sucesso do evento.

"A internacionalização do Rio Grande do Sul e de Gramado passa pelo Festuris. Nesta noite, temos mais de 200 buyers convidados do mercado internacional e 64 destinos expositores. Uma conquista importante para nosso Estado e para o nosso Brasil. Celebramos também uma década do Espaço Luxury, além de sentirmos orgulho de ver a representatividade feminina cada vez maior no Turismo, o que tem que ser celebrado. Agradecemos, mais uma vez, pela confiança de todos"
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris
Ambos também celebraram a conectividade aérea atual do Rio Grande do Sul e o futuro aeroporto de Vila Oliva, um marco importante para conectar o Rio Grande com o Brasil e com o mundo. Além disso, fizeram questão de destacar a importância de criar novas conexões para redefinir experiências, o que faz parte do tema da edição deste ano.

"Com 37 anos de história não podemos estar aqui apenas para celebrar, mas sim para criar novas conexões, buscar conhecimento e sobretudo aprender para caminhar no futuro e para responder uma pergunta que faz parte do nosso tempo: "como a humanidade e a tecnologia se unem para reimaginar o futuro do Turismo? Transformando dados em cuidados, em inovação, em sustentabilidade", disse Marta.
"Viajar é mais do que se deslocar, é transformar percursos em descobertas, sonhos em realidade. E quando o mundo se move, o futuro toma forma. Em meio a isso, o Festuris cresce a cada ano, conectando o mundo e construindo legados. Para esta edição, por exemplo, celebramos um crescimento de 15% em relação ao ano passado, com 17 mil inscritos. E mais do que números, o que nos move são as entregas"
Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris
Entre as autoridades presentes, Ronaldo Santini, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Nestor Tissot, prefeito de Gramado, Marina Marinho, presidente do Fornatur, Marina Figueiredo, presidente-executiva da Braztoa, Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, João Augusto Machado, presidente da Abav-RS, Aldo Siviero, presidente da Fenactur, e Danillo Barbizan, diretor de Vendas da Gol Linhas Aéreas.

Portugal é o país homenageado desta edição. Por conta disso, Bernardo Cardoso, diretor de Turismo de Portugal, destacou a presença de destinos, bem como da Tap Air Portugal. "Atingiremos 32 milhões de turistas em Portugal em 2025, e o brasileiro é super importante, representando 1 bilhão de euros de injeção na economia do país. Prevemos um recorde geral de receitas para este ano", frisou o executivo.

Carlos Henrique Sobral, secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento do Ministério do Turismo, destacou o recorde de 7 milhões de turistas internacionais. "Estamos abrindo mais destinos e mostrar ao mundo o Turismo brasileiro. Isto fez com que os gastos de estrangeiros alcançasse 5,4 bilhões de dólares, com impacto econômico em atividades ligadas ao Turismo de R$ 108 bilhões", disse ele.

Ronaldo Santini, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, por sua vez, destacou a união do Brasil através do Turismo. "Quando falamos em Turismo, falamos em inclusão, em respeitar as ideias, gêneros e públicos. Por isso, o Brasil precisa tanto do Turismo para buscar a unidade em favor desta nação", disse ele.

Nestor Tissot, prefeito de Gramado, destacou a recuperação total de Gramado após as enchentes de 2024. "O Turismo vai nos dar essa condição de, até o ano que vem, implementar projetos para recuperar totalmente a nossa cidade. E para este ano, teremos uma movimentação recorde no Natal Luz, a maior já vista em 40 anos. A procura dos ingressos está muito grande", finalizou ele.
A PANROTAS viaja a convite do Festuris 2025.