Karina Cedeño   |   23/12/2025 08:30

Fitur 2026 terá agenda para o Turismo sustentável e redução da pegada de carbono

Feira convida participantes a entender a sustentabilidade como um valor que impulsiona a competitividade


Rosiane Rockenbach
Feira incorporará pela primeira vez geradores atmosféricos de água da GENAQ, que abastecerão parte do consumo de água durante o evento
Feira incorporará pela primeira vez geradores atmosféricos de água da GENAQ, que abastecerão parte do consumo de água durante o evento

A próxima edição da Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur Madri), que acontece de 21 a 25 de janeiro na Ifema Madri, trará estratégias para impulsionar um Turismo mais resiliente, visando alinhar inovação, competitividade e sustentabilidade.

Tendo o México como País Parceiro, a Fitur 2026 reforça seu compromisso por meio do Knowledge Hub, que estará aberto nos dias exclusivos para profissionais, de quarta-feira, 21, a sexta-feira, 23 de janeiro. Esse espaço promoverá abordagens que integram competitividade econômica e gestão responsável dos recursos naturais, contribuindo para o bem-estar das comunidades locais e incentivando visões que transformem o Turismo a partir da prática e da estratégia.

Uma Fitur focada em sustentabilidade

Sob o slogan “Onde a viagem começa”, a Fitur convida participantes e visitantes a entender a sustentabilidade como um valor que impulsiona a competitividade dos destinos e fortalece a estrutura global do Turismo.

Assim, em sua 46ª edição, a Feira incorporará pela primeira vez geradores atmosféricos de água da GENAQ, que abastecerão parte do consumo de água durante o evento e reduzirão significativamente o uso de garrafas plásticas descartáveis. Oito bebedouros serão instalados em diferentes pontos da feira, diminuindo a pegada de carbono associada ao transporte e à distribuição de água engarrafada e aproveitando uma fonte de energia renovável e local: a umidade do ar.

A Fitur também incentiva a adoção de critérios ambientais entre seus expositores por meio do Prêmio Stand Sustentável, que reconhece organizações que integram práticas responsáveis no design, na construção e na operação de seus estandes. O prêmio avalia aspectos como o uso de materiais recicláveis, eficiência energética, gestão de resíduos e acessibilidade dos estandes.

Além de promover a participação e as visitas conscientes, a Fitur se posiciona como uma plataforma internacional para a identificação e divulgação de soluções sustentáveis de alto impacto. O Observatório de Sustentabilidade Fiturnext lidera esse trabalho ao identificar iniciativas replicáveis em destinos de todo o mundo. Para 2026, o observatório concentrou seu Desafio Fiturnext na gestão eficiente e responsável da água, um dos recursos mais vulneráveis em muitos ambientes turísticos. Após avaliar mais de 250 iniciativas, o júri definiu como vencedoras as propostas da Fundación Visit València (Espanha), Barceló Regen (Espanha) e Plastic Cup (Hungria).

A crescente especialização da Fitur por meio de suas seções — Fitur 4all, Fitur Cruises, Fitur Lingua, Fitur LGTB+, Fitur Screen, Fitur Talent, Fitur Sports e Fitur Woman — visa contribuir na diversificação da oferta turística e promover um setor mais inclusivo, acessível e descentralizado, tanto em termos sazonais quanto geográficos.

Medição da pegada de carbono

Por fim, a Fitur 2026 aprofundará seu compromisso ambiental por meio da medição integral de sua pegada de carbono, abrangendo tanto as emissões diretas (Escopos 1 e 2) quanto as emissões indiretas (Escopo 3). Essa abordagem permitirá avançar rumo a um modelo de evento mais responsável e gerará informações-chave para definir ações de melhoria contínua nas próximas edições da feira.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Karina Cedeño

Conteúdos por

Karina Cedeño

Karina Cedeño tem 7761 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero em 2011 e com mais de dez anos de experiência em reportagens no setor de Turismo.