Demanda por aluguel de carros no verão crescerá 10%, projeta Abla
Aluguel de curto prazo representa no Brasil 46% da utilização da frota total de mais de 1,6 mi de carros

A demanda por aluguel de carros crescerá 10% no próximo verão, segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), embalada pelos 111,3 mil voos que serão operados no verão, favorecendo a movimentação de viajantes pelo País e consequentemente também a demanda por veículos de locadoras.
“Seja a partir do aluguel do carro já ao desembarcar no aeroporto, ou fazendo reservas em locadoras na área urbana dos destinos, a demanda vai subir diante do aumento da oferta de voos no verão. Um turista que desembarca no aeroporto do Recife, por exemplo, com um carro alugado pode estender muito mais facilmente a viagem para visitar também a Paraíba, as Alagoas e outros destinos próximos. O carro alugado garante essa autonomia para quem quer viajar no seu próprio ritmo”
Vice-presidente da Abla, Paulo Miguel Júnior
Em números, o aluguel de curto prazo, que é exatamente aquele voltado ao Turismo de lazer e aos motoristas de aplicativos, representa hoje no Brasil 46% da utilização da frota total de mais de 1,6 milhão de automóveis das locadoras. “São frotas revisadas, renovadas e diversificadas, desde veículos compactos até os SUVs que atendem famílias e grupos”, acrescenta Paulo Miguel Júnior.
Ainda conforme a Abla, entre os destinos do Nordeste que terão reforço de voos e, portanto, avanço na demanda por carros alugados estão, principalmente, Aracaju (SE), Porto Seguro (BA), Ilhéus (BA), Salvador (BA), Teresina (PI), Natal (RN) e Fortaleza (CE).
No Sul e Sudeste, a expectativa da entidade setorial é de crescimento mais intenso da procura por veículos no próximo verão em Florianópolis (SC), Foz do Iguaçu (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG).