Victor Fernandes   |   28/02/2018 19:23

Braztoa assina acordo com entidades LGBT; confira

Nesta quarta-feira (8), a Braztoa assinou um termo de cooperação com a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil (CCLGBTB)

Jhonatan Soares
Magda Nassar assinando o termo de cooperação acompanhada dos representantes da IGLTA e CCLGBTB
Magda Nassar assinando o termo de cooperação acompanhada dos representantes da IGLTA e CCLGBTB
Nesta quarta-feira (8), a Braztoa assinou um termo de cooperação com as duas principais entidades do segmento de Turismo LGBT: a IGLTA e a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil (CCLGBTB). A intenção dos órgãos é instruir e desmistificar a sociedade sobre o tema para, posteriormente, capacitar o mercado para vender mais e melhor para o público LGBT.

A presidente da Braztoa, Magda Nassar, afirmou querer aproximar esse público dos operadores e o considerou como "importante e com maior poder aquisitivo". A parceria prevê apoio mútuo em eventos e promoção conjunta em treinamentos, capacitações, e seminários para alavancar o Turismo LGBT no País. Magda intitulou Clovis Casemiro, coordenador da IGLTA no Brasil, e Ricardo Gomes, presidente da CCLGBTB, como os mentores da associação nesse processo.

Para Gomes, em um primeiro momento a tarefa será desmistificar e informar os profissionais sobre este público. O executivo afirmou que o mais importante é o tratamento e atendimento, que deve ser realizado com a qualidade e o respeito como para qualquer outro turista. O presidente da câmara também vê como emergencial o levantamento de dados desse segmento no Brasil, já que não foi realizada nenhuma pesquisa e não se pode basear nos impressionantes números da Europa e dos Estados Unidos.
Jhonatan Soares
Clovis Casemiro e Ricardo Gomes: representante do Turismo LGBT no Brasil
Clovis Casemiro e Ricardo Gomes: representante do Turismo LGBT no Brasil

Mundialmente, o Turismo LGBT tem sido um dos segmentos mais rentáveis com crescimento de 10,2% ao ano, 10% do total de viajantes, movimentação de 15% do faturamento do setor e turistas que gastam em média 30% a mais. Para os representantes das entidades, o segmento no Brasil é o maior fora do eixo Europa-EUA e merece um maior investimento por parte das associações e profissionais do setor.

As entidades pretendem levar às operadoras o apoio à diversidade. "Com a Braztoa, faremos com que a informação chegue aos operadores. Muitas vezes, há clientes LGBT que são atendidos sem o compromisso com a relação de longo prazo. A partir do momento em que você fideliza um cliente desse segmento, você vai conseguindo oferecer para ele mais possibilidades em sua viagem", afirmou Casemiro.

Gomes e Casemiro defenderam que a intenção não é diferenciar públicos, mas criar ambientes seguros para o cliente LGBT. Assim como qualquer turista, o público é muito variado quanto a características e preferências, e vai desde os que procuram luxo e relaxamento aos que preferem a agitação e aventuras. O segredo, de acordo com eles, está na informação e no tratamento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Colaboração para o Portal PANROTAS

Victor Fernandes tem 6061 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!