Janize Colaço   |   19/03/2018 15:34

Profissionalização vai além de mudanças de cargos, diz Kina

É um desafio para qualquer gestor reconhecer que é o momento ideal para, ainda que aos poucos, profissionalizar a sua empresa.

Emerson Souza
É um desafio para qualquer gestor reconhecer que é o momento ideal para, ainda que aos poucos, profissionalizar a sua empresa. Com uma formação profissional moldada no mercado de aquisições e fusões, o CEO da Alatur JTB, Eduardo Kina, destacou durante a 16ª edição do Fórum PANROTAS os desafios em dar continuidade e futuro para as empresas em meio as contínuas mudanças de gestão.

"Eu participei de processos sob os dois lados dessa perspectiva, seja pelo consórcio – isto é, como o entregador de bastão – e também sob a função do executivo – como aquele que recebe o bastão. Assim eu consigo olhar os dois lados da profissionalização e esclarecê-la", destaca Kino.

Segundo ele, é preciso esclarecer o que esse caminho realmente significa. "A primeira imagem que temos em mente é a troca de gestor (CEO e presidente). Nela, o fundador daquela empresa deixa a gestão para um executivo do mercado. Com isso, a ideia é de que se trata da profissionalização do presidente e CEO. Mas é muito mais que isso, aliás, vai muito além."

Kina é enfático: a profissionalização das empresas tem muito menos relação com os cargos em si, mas na verdade com a cultura por ela empregada. Segundo ele, na maioria das vezes, para acompanhar as demandas do mercado, as companhias precisam ir além do que as suas raízes estabeleciam - sobretudo com a figura carismática do fundador - e, ao crescer e poder acompanhar essa mudança, apostar na profissionalização.

"Eu acredito em quatro pilares importantes: inversão de pirâmide, em que a base da empresa também pode buscar por direções acertadas a serem seguidas; percepção de interdependência, visto que todos fazem parte de um; integração de produtividade, a busca em conjunto por um ideal em comum; e paternidade sobre os assuntos, que nada mais é que todos tenham o mesmo cuidado e zelo pela empresa, bem como um pai teria a fim de ver a sua cria também gerar frutos", finaliza Kina.

O Fórum PANROTAS 2018 conta com aliança institucional da CNC Sesc Senac, apoio institucional do Sebrae Nacional, patrocínio de Accor Hotels, Aerolíneas Argentinas, AMResorts, Argo Solutions, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, CVC, Elo, Esferatur Consolidação, Fecomércio São Paulo, Gol Linhas Aéreas, Delta Air Lines e Air France-KLM, GTA Assist, Localiza Hertz, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio CVB, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Tes Cenografia, Villa Blue Tree, Visit Orlando e apoio da CEP Transportes, Pegasus Bus Orlando, Tour House, Vice Versa Tradução Simultânea e Vtex Day.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS