CVC Corp fecha 2021 com 50% das vendas de 2019 – e 7,7 mi de clientes

|


A CVC Corp divulgou resultados preliminares de suas operações em 2021, com 7,7 milhões de passageiros embarcados e vendas de R$ 9 bilhões (R$ 8,967 bilhões). Em 2020, as vendas foram de R$ 6,4 bilhões e em 2019, pré-pandemia, de R$ 17,1 bilhões (volume preliminar de 2021 é 52% de 2019).

As Reservas Confirmadas da CVC Corp, no último trimestre de 2021, apresentaram crescimento frente ao 3T21 e ao 4T20, ainda que a operação brasileira tenha sido impactada pelo ataque cibernético que afetou a realização de novas reservas na primeira quinzena de outubro. A CVC Corp vendeu R$ 3 bilhões nos últimos meses do ano, com crescimento de 4% sobre o terceiro trimestre. No Brasil, houve queda de 13%, devido à suspensão de vendas pós-ataque hacker.

Já a operação argentina registrou novamente crescimento frente ao trimestre anterior, impulsionado por viagens domésticas, as quais desfrutam de benefícios concedidos pelo programa “Pre Viaje”. O aumento foi de 126%, totalizando R$ 815 milhões em vendas.

No Brasil, as Reservas Confirmadas de novembro e dezembro equivaleram a 66% do registrado no mesmo período de 2019 pro forma, dois pontos-percentuais acima em comparação com o terceiro trimestre, a despeito, segundo a companhia, do alto volume de vendas registrado na Black Friday daquele ano, decorrente de política agressiva de descontos, e da desaceleração de vendas a partir da segunda quinzena de dezembro, sobretudo para destinos internacionais, pelos efeitos associados ao avançar da ômicron.

PANROTAS / Emerson Souza
Leonel Andrade, CEO da CVC Corp
Leonel Andrade, CEO da CVC Corp
Durante o trimestre, segundo a CVC Corp, houve elevação na demanda por viagens internacionais, decorrentes da atenuação de medidas restritivas impostas a viajantes (especialmente Estados Unidos e Argentina) e reestabelecimento gradual da malha aérea e frequências de voos. As Reservas Confirmadas do Brasil em novembro e dezembro/2021 equivaleram a 47% do registrado nos mesmos meses de 2019, ante 33% no terceiro trimestre, na mesma comparação. Predominaram reservas para destinos domésticos (cerca de 70% das reservas realizadas no último bimestre).

A CVC Corp acredita que os efeitos produzidos pela ômicron na busca por viagens sejam transitórios pois, apesar da rápida disseminação da variante nas últimas semanas, há sinais de estabilização ou declínio dos casos em alguns dos primeiros países acometidos por ela. “A retomada do setor, dessa forma, deve seguir afetada nas próximas semanas, entretanto a demanda reprimida deve permanecer alta para viagens das mais diversas naturezas e, assim, impulsionar o aumento de passageiros embarcados ao longo de 2022”.

As Reservas Embarcadas (anteriormente também denominadas Reservas Totais) do 4T21 avançaram 93% frente ao 4T20 (ou 28% ante o 3T21), com destaque ao crescimento da operação argentina, que registrou no trimestre incremento de mais de 100%, e da operação do B2C, com crescimento de 35% ante trimestre anterior e 64% em comparação ao mesmo período de 2020.

A operação brasileira da CVC Corp embarcou 7,7 milhões de passageiros em 2021, 30% a mais que em 2020. As Demonstrações Financeiras Completas de 2021 auditadas tem divulgação prevista para o próximo dia 15 de março.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA