Artur Luiz Andrade   |   24/07/2023 10:32
Atualizada em 24/07/2023 10:39

Diversa terá marca de viagens de luxo e investe em Salvador e Ribeirão (SP)

Adriana Fredericce fala da nova estrutura da operadora do Grupo Arbo

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Adriana Fredericce e Mariana Azevedo, diretoras da Diversa Turismo, com Arnaldo Franken, CEO do Grupo Arbo
Adriana Fredericce e Mariana Azevedo, diretoras da Diversa Turismo, com Arnaldo Franken, CEO do Grupo Arbo

Adriana Fredericce, diretora comercial e de Operações da Diversa Turismo, operadora do Grupo Arbo, de Arnaldo Franken, conversou com a PANROTAS sobre esse novo momento na estrutura da empresa, onde ela passa a acumular duas áreas-chave na companhia, o que muda a dinâmica do dia a dia. A chegada de Mariana Azevedo para Produtos e Novos Negócios tem papel importante na nova estratégia e na dobradinha com Adriana.

Segundo ela, a atuação no Comercial, apesar de novidade, já era feita com os principais clientes, pois a ideia da Diversa é não ter barreiras entre departamentos, e permitir acesso fácil dos grandes clientes à área de Operações.

O momento agora é de organizar as equipes das duas diretoras, inclusive com mudança de andares na sede da empresa em São Paulo.

Outra figura chave da reestruturação é Charles Franken, que tem uma imagem no mercado muito ligada à Casa do Agente, parte do grupo, mas que agora está dedicado à Diversa Turismo. Na verdade, o filho de Arnaldo Franken e diretor executivo do grupo, está fazendo um “tour” pelas quase 20 empresas do Grupo Arbo e assumindo também áreas e processos estratégicos, como Comunicação, por exemplo.

Apesar de ter apenas cinco anos de mercado (com dois e meio de pandemia nessa conta), a Diversa Turismo, segundo Adriana Fredericce, já alcançou relevância e confiabilidade do mercado e está em pleno crescimento.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Diretoria da Diversa Turismo: James Giacomini, diretor comercial de Grupos; Waldir Souza, gerente de Vendas São Paulo; Mauricio Anias, gerente de Vendas Interior de São Paulo; Mariana Azevedo, diretora de Produtos e Novos Negócios; Adriana Fredericce, diretora de Operações e Comercial; Charles Franken, diretor executivo do Grupo Arbo, e Ricardo Andrade, gerente de Vendas Minas Gerais e Rio de Janeiro da Diversa Turismo
Diretoria da Diversa Turismo: James Giacomini, diretor comercial de Grupos; Waldir Souza, gerente de Vendas São Paulo; Mauricio Anias, gerente de Vendas Interior de São Paulo; Mariana Azevedo, diretora de Produtos e Novos Negócios; Adriana Fredericce, diretora de Operações e Comercial; Charles Franken, diretor executivo do Grupo Arbo, e Ricardo Andrade, gerente de Vendas Minas Gerais e Rio de Janeiro da Diversa Turismo

A diretora anunciou na entrevista à PANROTAS algumas novidades:

  • o lançamento, ainda este ano, do Diversa Club, departamento de Viagens de Luxo
  • mais investimentos em bloqueios aéreos saindo de São Paulo, Campinas (SP) e Belo Horizonte
  • início das saídas com bloqueios aéreos também de Salvador
  • ampliação da presença em Ribeirão Preto (SP), depois da chegada em Salvador e Brasília
  • mais pools e parcerias, como a feita para Bariloche, com Agaxtur e BeFly.

A meta, informalmente, é ser uma MMT 2.0, revela ela. A MMT, para quem não sabe, foi uma operadora criada por Franken, depois unida à Gapnet, formando a MMTGapnet, e vendida em uma operação desastrosa à Flytour, que acabou por matar a galinha dos ovos de ouro da operação. Até hoje, muitos se perguntam como isso ocorreu, mas a transação é passado: a própria Flytour já mudou de mãos e foi parceria da Diversa no pool de Bariloche, e Arnaldo Franken e boa parte de seus experts fieis criaram uma nova referência no setor, a Diversa Turismo.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Mariana Azevedo e Adriana Fredericce
Mariana Azevedo e Adriana Fredericce

Confira abaixo nosso bate papo com Adriana Fredericce.

PANROTAS – Como você define essa reestruturação na estrutura da Diversa Turismo, que noticiamos na semana passada?

ADRIANA FREDERICCE – É um momento desafiador, no qual contamos com uma equipe muito unida e experiente. Tanto na área comercial quanto na área de Produtos. A chegada da Mariana Azevedo só agrega e facilita nesse momento, pois muitos já a conhecem e trabalharam com ela. O desafio é fazer essas mudanças em um momento de crescimento forte de vendas, de expansão de mercado, mas com certeza vamos colher muitos frutos dessa transformação.

PANROTAS – Como vocês chegaram a esse novo modelo, essa nova divisão de áreas?

ADRIANA – Não foi uma decisão fácil. Pois a Mariana já viria com o Hugo Lagares aqui, e com a saída dele mudou o cenário. A Diversa Turismo está neste momento expandindo sua atuação pelo Brasil, chegamos em Brasília, em Salvador, vamos também expandir o mercado de Ribeirão Preto (SP), onde nosso regional Maurício vai ter a ajuda do James (Giacomini). Vai ser desafiador.

PANROTAS – E como é assumir Operações, que você já tocava, e o Comercial, que estava com o Hugo?

ADRIANA – Eu atuava no Comercial, mas com os principais clientes. Participava de eventos e viagens com eles, para criar esse relacionamento. A filosofia do Arnaldo (Franken) e do grupo é ter todos os gerentes de torre falando com os principais clientes. Esse relacionamento precisa existir. Não há uma barreira em relação a Operações. E é o que todo mundo quer: acessar quem está por trás das vendas. A minha veia é Operações. Sou muito do dia a dia. Agora não terei mais o filtro, o cliente falará diretamente comigo. Assim terei acesso direto às demandas das agências de viagens, e com atuação imediata dos dois times: o da linha de frente das vendas e o que está no back, em Operações. Estou com a engrenagem nas mãos e a Mari (Azevedo) vai me ajudar muito, pois ainda mais com esse momento de crescimento de vendas e estrutura, eu não tinha como me dedicar totalmente à estratégia da empresa e desenvolvimento dos produtos e isso agora está com ela. Com esse modelo vamos crescer bem e mais em todo o País.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Arnaldo e Charles Franken
Arnaldo e Charles Franken

PANROTAS – E com essa estrutura já sendo implementada, quais as prioridades e novidades da companhia, em produtos e mercados novos?

ADRIANA – Vamos focar muito em nichos, uma aposta estratégica e fundamental. Também vamos investir na área de grupos, um segmento que vem crescendo bastante. Também temos um projeto que estava adormecido e que sairá do papel até o fim do ano, já fruto dessa reestruturação, que é o departamento de Viagens de Luxo, que vai se chamar Diversa Club.

PANROTAS – E hoje em que nichos a Diversa vê sua fortaleza?

ADRIANA – Somos muito fortes hoje no individual e cada vez mais investindo em bloqueios aéreos no Brasil e na América do Sul. Caribe e Estados Unidos, para onde temos saídas garantidas, também são pontos fortes. Temos nos posicionado fortemente em bloqueios para esses destinos, saindo principalmente de São Paulo, Campinas (SP) e Belo Horizonte. E agora vamos começar a ter uma prateleira com saídas também de Salvador.

PANROTAS – E como foi a aposta da operação em pool para Bariloche?

ADRIANA – Foi muito intenso e um sucesso muito grande. Unir forças de Agaxtur, que está há décadas no mercado para Bariloche, o conhecimento do Sylvio Ferraz, da BeFly, e o meu, que nasci nesse mercado de América do Sul, só fazia isso (na época de Calcos), foi uma aposta acertada. Percebemos o quanto os nomes dos envolvidos no pool abrem portas no destino. Com isso, nossa base de negociação foi muito forte. A operação vem sendo um sucesso. Várias famílias vips já estão no destino, com muitos elogios. Nosso gerente de plantão está 100% lá na operação.

PANROTAS – Essa experiência pode ser replicada para outros destinos?

ADRIANA – Sim. Brasil, Caribe... Já há conversas em andamento.

PANROTAS – Qual a ambição da Diversa Turismo, olhando para os próximos anos?

ADRIANA – A gente diz internamente que somos a MMT 2.0. O desafio de nosso CEO é ser uma empresa como era a MMT, uma referência no setor. Temos apenas cinco anos de mercado, com dois e meio de pandemia entre eles. Estamos crescendo e já temos a confiança dos agentes de viagens, como disse lá no começo, graças a esse time experiente e unido, à filosofia do nosso CEO e a um grupo sólido. Vamos crescer bastante e trazer muita coisa boa para o mercado.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Adriana e seus líderes no time comercial: Waldir Souza, Mauricio Anias e Ricardo Andrade
Adriana e seus líderes no time comercial: Waldir Souza, Mauricio Anias e Ricardo Andrade


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.