Filip Calixto   |   22/08/2023 13:41
Atualizada em 22/08/2023 13:42

Alagoas, Rio, Porto de Galinhas, Lisboa e Orlando lideram vendas na Braztoa

Dados foram apresentados hoje, no Boletim Braztoa, que é organizado pela SPRINT Dados

Divulgação/Delta Air Lines
Vendas e embarques internacionais seguem em destaque entre as escolhas dos brasileiros
Vendas e embarques internacionais seguem em destaque entre as escolhas dos brasileiros

As operadoras brasileiras de Turismo voltaram a ter bom desempenho em vendas e a maior parte delas conseguiu, inclusive, dobrar seu faturamento na primeira metade do ano. É isso que aponta o mais recente Boletim Braztoa. Apresentado hoje (22), o estudo revela dados do primeiro semestre do ano e mostra que o volume de vendas de 64,2% das operadoras ultrapassou a marca dos 100% do faturamento do mesmo período de 2022. Destas, quase 18% estão com as vendas 200% a 300% acima do ano passado.

Quando o comparativo é feito com 2019, o número de operadoras que ultrapassou 100% do faturamento chegou aos 60,7%. Destas, 21,4% ultrapassaram 200% do que venderam no período pré-pandemia.

Também segundo a pesquisa, as viagens internacionais ficaram na frente, representando 57,73% das vendas efetuadas, enquanto as nacionais tiveram 42,23% de participação. Nos embarques, os dados seguem na mesma linha, com 56,55% para o internacional e 43,44% para dentro do Brasil.

"Os brasileiros têm aproveitado o momento favorável do internacional para escolherem aqueles destinos que estavam há tempos na lista de desejos e nos planos de viagem. O câmbio mais estável e reduzido em relação aos últimos anos, e as condições mais favoráveis e atrativas, são fatores que refletem no resultado da pesquisa. As viagens nacionais seguem relevantes, mas sempre com muito potencial de crescimento, principalmente se elas tornarem-se mais competitivas tanto em experiências disponíveis, quanto em valores mais acessíveis", aponta a presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo.

Ranking e embarques

No ranking de destinos nacionais, também apontado no levantamento, estão:

  1. Maceió (AL), Porto de Galinhas (PE) e Rio de Janeiro (RJ) figuram em primeiro lugar,
  2. seguidos de Porto Seguro (BA) na segunda colocação,
  3. e São Paulo (SP) em terceiro lugar.

Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas no primeiro semestre de 2023:

  • 19% foram para embarque no mesmo mês,
  • 40,31% em até três meses,
  • 17,7% de três a seis meses,
  • 14,6% de seis a nove meses,
  • e 8,4% ficarão para 2024, em 9 meses ou mais.
PANROTAS / Emerson Souza
Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa
Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa

No internacional, veja os destinos mais vendidos pelas operadoras Braztoa:

  1. Lisboa e Orlando ficaram em primeiro lugar,
  2. seguidos de Buenos Aires e Paris na segunda colocação,
  3. e Dubai e Santiago figurando em terceiro no ranking.
  4. Entre os destinos emergentes estão Bangcoc, Cartagena, Cusco, Mendoza e Porto.

Em relação aos embarques internacionais,

  • 10,1% aconteceram no mesmo mês da compra,
  • 35,7% em três meses,
  • 25,6% de três a seis meses,
  • 18,6% acontecerão de seis a nove meses,
  • e 10% em nove meses ou mais.

"Constatamos que o imediatismo das viagens continua presente, principalmente no nacional, mas já observamos mais de 25% das viagens nacionais, e 25% das internacionais sendo planejadas com mais de seis meses de antecedência. Esta prática vem em um momento de crescimento e fortalecimento do setor, na busca por melhores experiências e serviços a preços mais convidativos. Este é um comportamento similar ao anterior à pandemia, no qual a antecedência e o planejamento voltam a ser a chave para a melhor compra", aponta Rayane Ruas, CEO da SPRINT Dados, parceira na elaboração do estudo.

Expectativas para 2023

As operadoras Braztoa estão confiantes de que este ano se consolide como um período positivo e de crescimento. Segundo informa a pesquisa, 86% delas acreditam que a movimentação e a concretização de vendas para o segundo semestre de 2023 deva ultrapassar os patamares de 2022. Para estas empresas, as vendas para o Natal devem ser 37,6% maiores e para o Réveillon, 47,7% acima do que foi realizado no ano passado.

As festividades têm sua importância, mas o levantamento também mostra a força das vendas de viagens para datas ao longo do ano, sem ligação a feriados ou festas, representando 23,4% do faturamento do que foi vendido no primeiro semestre.

As férias de julho apareceram em segundo lugar, com 19,8%, As férias de verão passadas (janeiro e fevereiro de 2023) representaram 15,2% do faturamento e os feriados do primeiro semestre, 13,5%.

Outros dados da apuração mostram os feriados do segundo semestre representando 11,8% das vendas, e evidenciam alguma antecipação dos brasileiros, com as férias de verão 2023/2024 responsáveis por 6,1% do faturamento, seguidas do Réveillon com 5,2% e Natal, com 4,6%.

Produtos

Em relação aos produtos comercializados, os roteiros completos lideram, com as vendas de hospedagens em segundo lugar, a comercialização da parte terrestre completa em terceiro e, logo em seguida, os cruzeiros cuja temporada nacional começa em outubro, mas a navegação internacional está em seu auge.

Por fim, o estudo ainda traça um panorama dos principais desafios do setor, que está em crescimento, mas que pode evoluir ainda mais se o ambiente de negócios se tornar mais equilibrado.

Vemos que o turismo continua sua curva ascendente e as operadoras estão muito bem inseridas nela, mas essa trajetória poderia ser mais rápida e mais alta se não fossem alguns obstáculos, como os altos custos - aéreo, hotelaria e outros itens que compõem os roteiros - ,que foram apontados pela maior parte das empresas pesquisadas nesta edição do Boletim", complementa Marina.

Marina Figueiredo, Braztoa


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