Artur Luiz Andrade   |   08/11/2023 12:09
Atualizada em 08/11/2023 12:19

Com ex-Latam, Aéreo da CVC Corp define equipe e estratégia com cias. aéreas

Daniel Almeida quer focar em produtos exclusivos (bloqueios e fretamentos) e na parceria com as aéreas


Divulgação
Rodrigo Martines, Silvia e Sueli Ruotolo, o diretor Daniel Almeida, Alyne Araújo, Vera Petrich e Roberto Martins
Rodrigo Martines, Silvia e Sueli Ruotolo, o diretor Daniel Almeida, Alyne Araújo, Vera Petrich e Roberto Martins

Liderada por Daniel Almeida, ex-Latam, a Diretoria de Produtos Aéreos da CVC Corp, já está estruturada, com três áreas bem definidas, e a meta é clara: negociar e fechar mais produtos exclusivos para todas as marcas da rede, tanto no B2C quanto no B2B.

O aéreo hoje tem grandes desafios para a indústria, por conta de altos preços, oferta crescendo em ritmo menor que o esperado e demanda surpreendendo, além das questões técnicas, como o NDC, e a CVC Corp quer se antecipar (aos possíveis problemas) e oferecer pacotes competitivos para os clientes, com o aéreo garantido para os principais destinos.

Uma mudança importante no departamento, que está dentro da Diretoria de Produtos e Pricing, de Fabio Mader, foi a volta da aposta na parceria de risco com as empresas aéreas. “As aéreas precisam de um colchão de segurança a longo prazo e nós voltamos a assumir esse risco com eles. Claro, com gestão, estudo, responsabilidade, mas garantindo também melhores condições e assentos para nossos passageiros”, explica Almeida em entrevista à PANROTAS. Para 2024, já há 100 mil assentos garantidos em negociações exclusivas, como fretamentos e bloqueios, tanto no doméstico como no Exterior.

Parceiros estratégicos

Outra mudança importante foi a volta da parceria estratégica com players internacionais, e a reaproximação com as aéreas brasileiras.

“Vamos voltar a ser o maior cliente desses produtos exclusivos na Latam, algo que deixamos de fazer no passado. E também temos fretamentos com a Gol e a Azul. São parcerias que nos trazem benefícios como a garantia do preço, fugindo da variação de revenue das aéreas, dão mais segurança para o vendedor (ele sabe que o preço não vai mudar) e só pagamos depois do cliente voar, com o compromisso do pagamento independentemente da venda. É um risco calculado, sabendo exatamente o que contratar”, explica Daniel.

Daniel Almeida

O Nordeste é o grande destaque dos voos exclusivos CVC Corp, com Porto Seguro liderando a oferta, seguido por Maceió, mas há fretamentos e bloqueios para todo o Brasil, como para a Serra Gaúcha e Caldas Novas, além de parcerias com resorts, como Comandatuba.

No internacional, os bloqueios são com várias empresas, mas a estratégia dos parceiros preferenciais está mais visível. As escolhidas foram Delta/Latam para os Estados Unidos, e Lufthansa Group e Air Europa para a Europa.

Na América do Sul, são vários players, com investimentos para Peru, República Dominicana e Buenos Aires.

Sinergia com Argentina

Uma terceira estratégia da Diretoria de Produtos Aéros da CVC Corp será trabalhar mais próxima da CVC Argentina. As sinergias, segundo Daniel Almeida, devem gerar grandes oportunidades e negociações em conjunto podem trazer grandes benefícios para a rede.

Equipe Aéreo CVC Corp

Para gerenciar esse novo desenho da negociação e estratégia do aéreo na CVC Corp, Almeida dividiu sua equipe em áreas estratégicas.

Conectividade ficou sob a gestão de Vera Petrich, gerente responsável por conexões, GDSs, NDC e temas afins, e pelas sinergias com a equipe da Argentina. Vera tem passagem anterior pela Accor e já soma mais de 15 anos de CVC Corp.

Segundo Almeida, a CVC Corp já tem o NDC do Lufthansa Group, American Airlines e Copa, devendo implementar Latam e Amadeus ainda este ano, e Sabre em 2024. “Os resultados com a Lufthansa e a Copa têm sido excelentes e acabamos de plugar a American”, avalia.

Para liderar a frente de Europa e Exóticos, quem assume é Alyne Araújo, que acaba de ser promovida a coordenadora. Ela tem passagem pela Latam e pela Azul Linhas Aéreas, antes de ingressar na CVC Corp, onde já está há quatro anos, sempre atuando com produtos aéreos.

Já na área de Nacional e Américas, o gerente responsável é Rodrigo Martines. Rodrigo teve passagem anterior pela Royal Caribbean e também pela B2W, antes de iniciar sua trajetória na CVC Corp, que já soma mais de 11 anos. Já Roberto Martins, que estava como analista de Programação Internacional, assume a coordenação de Produtos Exclusivos (fretamentos e bloqueios) internacionais, com reporte a Rodrigo Martines.

Recém-chegadas de volta à CVC Corp, as irmãs Sueli e Silvia Ruotolo também integram o time de Produtos Aéreos, ficando responsáveis por Grupos e Produtos Exclusivos (fretamentos e bloqueios) nacionais. As executivas têm mais de 30 anos dedicados à CVC, em que foram responsáveis pelo desenvolvimento do departamento aéreo da empresa.

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Daniel Almeida
Daniel Almeida

“Temos um time experiente e preparado para trabalhar fortemente na reaproximação com fornecedores, para gerar ainda mais negócios e produtos exclusivos para a CVC Corp. Com mais produtos no portfólio, teremos mais competitividade e mais oportunidades para seguir crescendo nas vendas”, afirma Daniel Almeida, diretor de Produtos Aéreos da CVC Corp.

Daniel Almeida

B2B também acessa produtos exclusivos

Também as marcas B2B da CVC Corp têm as negociações do aéreo iniciadas no Departamento comandado por Daniel Almeida. E segundo ele, Trend e Rextur Advance já têm acesso a todos os produtos exclusivos (fretamentos e bloqueios) negociados para o B2C.

“Isso nos permite ter mais opções para escoar os produtos exclusivos, que trazem previsibilidade de preço e segurança para os vendedores, além de garantir competitividade nos pacotes que montamos”, diz Almeida.

E no caso da Rextur Advance, as negociações incluem possíveis margens para as guerras de preço tão comuns no setor? Daniel Almeida disse que esse não é o foco da consolidadora da CVC Corp.

“Nosso foco na Rextur Advance é a rentabilidade. A RA tem a melhor ferramenta do mercado, o Reserva Fácil, e vamos potencializar isso somando atendimento. Já antes da crise da 123 a CVC Corp havia deixado de vender para empresas milheiras, pois não é um produto com foco em rentabilidade”, explica o diretor.

Daniel Almeida

Segundo ele, as vendas de produtos exclusivos já estão indo bem no B2B, especialmente na Trend, que tem pacotes que usam esses voos negociados com exclusividade.

Mudança de lado

Sobre sua mudança do lado do balcão, depois de nove anos na Latam, Daniel Almeida disse que se surpreendeu com a dinâmica do varejo que tem a CVC Corp. “Na aviação temos mais tempo para planejar, responder... Aqui não. O cliente está na loja e não podemos perder a venda. A dinâmica é bem diferente e mais acelerada. As decisões precisam ser rápidas e com foco no cliente”, avalia.

Segundo ele, que está há apenas três meses na CVC Corp, este é apenas começo de um trabalho de aproximação com as empresas aéreas nacionais internacionais, que ele frisa que são grandes parceiras da CVC, com a estratégia de focar na busca de produtos exclusivos e em sinergias com a CVC Argentina.

Almeida acredita que a CVC Corp também vai voltar a investir e a desenvolver novos destinos, especialmente no Nordeste, como já fez no passado, por exemplo com Jericoacoara. Estimular demandas está no DNA da empresa e o aéreo é parte fundamental disso.



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