Da Redação   |   25/01/2024 13:54
Atualizada em 25/01/2024 14:03

Azul Viagens começa pela Paraíba o projeto "Pelo Céu Azul"; conheça

Um dos objetivos é incentivar o Turismo regional em diversos Estados brasileiros

Divulgação
Giulliana Mesquita, gerente de Produtos da Azul Viagens, Lucas Ribeiro, vice-governador da Paraíba, e Rosalia Lucas, secretária de Turismo da Paraíba, no evento Pelo Céu Azul
Giulliana Mesquita, gerente de Produtos da Azul Viagens, Lucas Ribeiro, vice-governador da Paraíba, e Rosalia Lucas, secretária de Turismo da Paraíba, no evento Pelo Céu Azul

A Azul Viagens, a operadora de Turismo da Azul Linhas Aéreas, lançou ontem (24), em parceria com o Governo da Paraíba, o primeiro roteiro do projeto “Pelo Céu Azul”, iniciativa da operadora que visa ao desenvolvimento de novos destinos no Brasil além das grandes capitais brasileiras. “Paraíbe-se” é o roteiro que dá o ponta pé inicial neste projeto inédito da operadora, anunciado hoje em coletiva de imprensa na cidade de Campina Grande, a 126 quilômetros de João Pessoa.

“Pelo Céu Azul” terá como principais objetivo ajudar os Estados e municípios interessados a desenvolverem o Turismo regional, auxiliando empresários e capacitando comunidades a construírem equipamentos turísticos que façam sentido para as necessidades dos clientes. Com a formatação do roteiro concluída, o mesmo passa a ser disponibilizado para comercialização dentro do portfólio da Azul Viagens.

De acordo com Giulliana Mesquita, gerente sênior de Produtos da Azul Viagens, o desenvolvimento e o fomento de novos destinos será um dos principais pilares da operadora para os próximos anos. A iniciativa vai ao encontro do que a própria Azul Linhas Aéreas faz há mais de 15 anos: conectar o brasileiro com o seu próprio país, levando a conectividade a aérea para as grandes capitais e também para as cidades do interior.

“O Brasil é um país enorme e com muitos lugares inexplorados. E a Azul, sendo a companhia aérea com a maior capilaridade nacional, tem como missão de sua operadora de Turismo desbravar, promover e, acima de tudo, desenvolver novos destinos”, explica a gerente.

Giulliana Mesquita

Segundo Giulliana, o “Paraibe-se” é só o começo de um trabalho que será feito em todo o Brasil. “Escolhemos o interior da Paraíba como primeiro projeto, não só pela parceria que temos em conjunto com o Estado e todo trade turístico, mas também pelo produto incrível que encontramos. O roteiro é uma imersão cultural e gastronômica pelo interior do Nordeste, além de contar com equipamentos diferentes do que temos no Brasil. E é justamente isso que os nossos Clientes têm valorizado ao decidirem por uma nova viagem: experiências únicas e com uma grande entrega de qualidade de serviço”.

Divulgação

Roteirização e estratégias para atração de turistas

Durante a imersão, o time da Azul Viagens avaliou os sete pilares essenciais que compõem a base de todos os projetos de desenvolvimento turístico: infraestrutura, equipamentos turísticos, hospedagem, conexão aérea ou terrestre, cadeia complementar, roteirização e promoção. Cada uma das etapas foi mapeada por um time multidisciplinar representando as seguintes organizações: Azul Viagens (Operadora de Turismo), Governo do Estado da Paraíba, Luck Receptivo, Sebrae, assim como o apoio de todos os municípios envolvidos no projeto.

O Sebrae, segundo Giulliana, teve papel fundamental na concepção, elaboração e finalização do roteiro. Por meio de encontros de capacitação, as comunidades foram educadas em relação a percepção do empreendedorismo e ao papel delas na interação com os turistas e promoção da cultura local.

“Mapeamos junto a Secretaria do Estado da Paraíba todas as oportunidades relacionadas a sinalização, acessibilidade e segurança. Além de todo trabalho que foi feito em relação a organização e engajamento da comunidade para o roteiro”, explica a gerente.

Com o produto formatado, a Azul Viagens inicia uma série de capacitações para que os agentes de viagens possam entender e vender o “Paraíbe-se”.

Divulgação

Como é o “Paraíbe-se”

Oroteiro integrado, tem como base a cidade de Campina Grande, que já é conhecida por sediar o Maior São João do Mundo. De lá, os Clientes podem explorar lugares próximos, como Cabeceiras, onde fica a chamada Roliúde Nordestina. Também estão na rota os lajedos, formações rochosas do cariri paraibano, que podem atrair visitantes em busca de novas aventuras.

É possível também visitar a charmosa cidade de Areia, localizada no Brejo e que possui uma incrível rota da cachaça. Seguindo para Bananeiras, conhecida com a Serra Paraibana, é possível viver desde um dia de aventura, conhecer o Lajedo Preto e degustar uma excelente gastronomia. Por fim, a chegada em Araruna já é uma contemplação única da imponente Pedra da Boca, onde você pode viver um dia de trilha e finalizar com o surpreendente pêndulo humano.

Azul na Paraíba

A Azul tem colaborado com o governo da Paraíba desde o ano passado para impulsionar o Turismo na região, através de um forte movimento de expansão da malha aérea no estado. Campina Grande os voos dedicados para as cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió e Recife. “Para desenvolvermos o destino e fazer a máquina do turismo rodar, é preciso aproveitar a malha já existente no destino. As origens dos voos são ótimas praças para começarmos a trabalhar o roteiro e com esta ampla conexão da Azul podemos incluir bons produtos na prateleira”, afirmou Giulliana.

No ano passado, a empresa adicionou centenas de voos em Campina Grande em junho, época de maior fluxo de clientes na região, por causa das festas juninas. O diferencial, neste caso, é que em vez de uma malha temporária para atender o período, a Azul apostou em uma malha fixa e no futuro do Turismo local.




Tópicos relacionados