Artur Luiz Andrade   |   10/05/2024 12:22
Atualizada em 10/05/2024 12:39

CVC atribui queda de vendas B2B a fim de negócios com milheiras e novo foco

Segundo companhia, B2B está mirando a rentabilidade dos negócios, em detrimento do volume por si só

Divulgação
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp

A CVC Corp divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2024, com vendas de R$ 3,2 bilhões, uma queda de 21,4% sobre o mesmo período de 2023. Essa diminuição de cerca de R$ 800 milhões nas vendas são atribuídas, segundo o balanço, à Argentina (diminuição de 50%) e ao B2B, que deixou de fazer negócios com milheiras e que está mais focado em rentabilidade que volume de vendas. Resultado: vendas 21% menores.

“No B2B, as reservas confirmadas recuaram devido a dois fatores principais (i) a interrupção das vendas de passagens para milheiros (por conta do risco de crédito), movimentação que afetou diretamente a Rextur Advance; e (ii) mudança de posicionamento estratégico, visando aprimorar o equilíbrio entre volume e rentabilidade dos acordos comerciais com as agências de viagem. Esses fatores visam priorizar a rentabilidade da operação, onde aumentamos o Take Rate em 1,6 p.p. e, consequentemente, a Receita Líquida em 10,9% na comparação anual.”

Balanço CVC Corp

Também houve uma queda grande nas vendas na Argentina, e o comunicado oficial explicou assim a diminuição:

“Na operação Argentina, tivemos redução de 50,6% em relação ao trimestre anterior devido a dois fatores principais (i) antecipação na demanda dos consumidores, principalmente nos meses de outubro e novembro e (ii) redução do percentual de impostos sobre as vendas de 100% para 60% em comparação ao 1T23, havendo repasse integral ao nosso cliente, sem efeito real. Excluindo o efeito da redução dos impostos as vendas teriam reduzido em 26%", explica o texto oficial do balanço da CVC Corp, que tem Fabio Godinho como CEO.

No geral, a CVC Corp avalia os resultados como positivos, pois a rentabilidade está melhor nas vendas, índices importantes como EBITDA e take rate melhoraram consideravelmente, incluindo no B2B, e o número de lojas voltou a crescer.

Veja alguns pontos positivos destacados pela companhia:

  • +16,3% na Receita Líquida - Brasil vs 1T23
  • +2,1 p.p. (+28%) no Take Rate, para 9,5% vs 1T23
  • 36 lojas abertas no 1T24
  • R$ 86,2 milhões no EBTIDA Ajustado, +R$ 58,9 milhões vs 1T23
  • 27,2% na margem EBITDA Ajustado, +17,9 p.p. vs 1T23
  • -20,6% nas despesas de G&A vs 1T23
  • R$ 7,3 milhões no Lucro Líquido Caixa, positivo pelo 3° trimestre consecutivo
  • R$ 440,2 milhões - Caixa Final no 1T24

E aqui confira os principais números da CVC Corp no primeiro trimestre de 2024

VENDAS

  • Vendas: R$ 3,2 bilhões (queda de 21,4% em relação aos R$ 4 bilhões do mesmo trimestre em 2023)
  • Vendas B2C: R$ 1,38 bilhão (+1,7%)
  • Share B2C: 43,5% do total
  • Vendas B2B: R$ 1,26 bilhão (-21,4%)
  • Share B2B: 39,8% do total
  • Vendas Argentina: R$ 530 milhões (-50,6%)
  • Share Argentina: 16,7% do total
Balanço CVC Corp

RESULTADO

  • Receita líquida: R$ 317 milhões (crescimento de 7,4%)
  • Receita líquida Brasil: R$ 257,4 milhões
  • Receita líquida B2C: R$ 173,4 milhões
  • Receita líquida B2B: R$ 84 milhões
  • Take rate: 9,5% (+ 7,4%)
  • Take rate B2C: 13%
  • Take rate Brasil: 9,8%
  • Take rate B2B: 6,5% (+ 1,6 pontos percentuais)
  • Take rate Argentina: 8,6%
  • EBITDA: R$ 83 milhões (+15,6%)
  • Prejuízo: R$ 34,4 milhões (contra prejuízo de R$ 128 milhões no 1T23)
  • Lucro caixa: R$ 7,3 milhões (contra resultado negativo de R$ 99,3 milhões no mesmo trimestre de 2023)
  • Dívida bruta: R$ 930 milhões
  • Dívida líquida: R$ 490 milhões (contra R$ 616 milhões no período anterior)
Balanço CVC Corp

LOJAS

  • Total de lojas CVC em março/24: 1.084 (contra 1.039 no 1T23)
  • Abertas no 1T24: 36 (13 em capitais e 23 no interior)
  • Lojas fechadas: 6
  • Lojas Experimento: 53
  • Lojas Argentina: 123
  • Total lojas: 1.260 (contra 1.208 no 1T23)
Balanço CVC Corp

CONTROLE DA COMPANHIA

  • Mar Capital (família Paulus): 13,2%
  • Absolute: 8,1%
  • Opportunity: 7,8%
  • Outras: 70,9%
Balanço CVC Corp

Formas de pagamento

  • À vista: 19% (contra 18% no 1T23)

  • Cartão de crédito: 64% (contra 70%)
  • Financiamento próprio: 16% (contra 11%)
Balanço CVC Corp

Confira o balanço completo da CVC Corp no 1T24clicando aqui.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.