Artur Luiz Andrade   |   10/05/2024 12:22
Atualizada em 10/05/2024 12:39

CVC atribui queda de vendas B2B a fim de negócios com milheiras e novo foco

Segundo companhia, B2B está mirando a rentabilidade dos negócios, em detrimento do volume por si só

Divulgação
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp
Fabio Godinho, CEO da CVC Corp

A CVC Corp divulgou o balanço do primeiro trimestre de 2024, com vendas de R$ 3,2 bilhões, uma queda de 21,4% sobre o mesmo período de 2023. Essa diminuição de cerca de R$ 800 milhões nas vendas são atribuídas, segundo o balanço, à Argentina (diminuição de 50%) e ao B2B, que deixou de fazer negócios com milheiras e que está mais focado em rentabilidade que volume de vendas. Resultado: vendas 21% menores.

“No B2B, as reservas confirmadas recuaram devido a dois fatores principais (i) a interrupção das vendas de passagens para milheiros (por conta do risco de crédito), movimentação que afetou diretamente a Rextur Advance; e (ii) mudança de posicionamento estratégico, visando aprimorar o equilíbrio entre volume e rentabilidade dos acordos comerciais com as agências de viagem. Esses fatores visam priorizar a rentabilidade da operação, onde aumentamos o Take Rate em 1,6 p.p. e, consequentemente, a Receita Líquida em 10,9% na comparação anual.”

Balanço CVC Corp

Também houve uma queda grande nas vendas na Argentina, e o comunicado oficial explicou assim a diminuição:

“Na operação Argentina, tivemos redução de 50,6% em relação ao trimestre anterior devido a dois fatores principais (i) antecipação na demanda dos consumidores, principalmente nos meses de outubro e novembro e (ii) redução do percentual de impostos sobre as vendas de 100% para 60% em comparação ao 1T23, havendo repasse integral ao nosso cliente, sem efeito real. Excluindo o efeito da redução dos impostos as vendas teriam reduzido em 26%", explica o texto oficial do balanço da CVC Corp, que tem Fabio Godinho como CEO.

No geral, a CVC Corp avalia os resultados como positivos, pois a rentabilidade está melhor nas vendas, índices importantes como EBITDA e take rate melhoraram consideravelmente, incluindo no B2B, e o número de lojas voltou a crescer.

Veja alguns pontos positivos destacados pela companhia:

  • +16,3% na Receita Líquida - Brasil vs 1T23
  • +2,1 p.p. (+28%) no Take Rate, para 9,5% vs 1T23
  • 36 lojas abertas no 1T24
  • R$ 86,2 milhões no EBTIDA Ajustado, +R$ 58,9 milhões vs 1T23
  • 27,2% na margem EBITDA Ajustado, +17,9 p.p. vs 1T23
  • -20,6% nas despesas de G&A vs 1T23
  • R$ 7,3 milhões no Lucro Líquido Caixa, positivo pelo 3° trimestre consecutivo
  • R$ 440,2 milhões - Caixa Final no 1T24

E aqui confira os principais números da CVC Corp no primeiro trimestre de 2024

VENDAS

  • Vendas: R$ 3,2 bilhões (queda de 21,4% em relação aos R$ 4 bilhões do mesmo trimestre em 2023)
  • Vendas B2C: R$ 1,38 bilhão (+1,7%)
  • Share B2C: 43,5% do total
  • Vendas B2B: R$ 1,26 bilhão (-21,4%)
  • Share B2B: 39,8% do total
  • Vendas Argentina: R$ 530 milhões (-50,6%)
  • Share Argentina: 16,7% do total
Balanço CVC Corp

RESULTADO

  • Receita líquida: R$ 317 milhões (crescimento de 7,4%)
  • Receita líquida Brasil: R$ 257,4 milhões
  • Receita líquida B2C: R$ 173,4 milhões
  • Receita líquida B2B: R$ 84 milhões
  • Take rate: 9,5% (+ 7,4%)
  • Take rate B2C: 13%
  • Take rate Brasil: 9,8%
  • Take rate B2B: 6,5% (+ 1,6 pontos percentuais)
  • Take rate Argentina: 8,6%
  • EBITDA: R$ 83 milhões (+15,6%)
  • Prejuízo: R$ 34,4 milhões (contra prejuízo de R$ 128 milhões no 1T23)
  • Lucro caixa: R$ 7,3 milhões (contra resultado negativo de R$ 99,3 milhões no mesmo trimestre de 2023)
  • Dívida bruta: R$ 930 milhões
  • Dívida líquida: R$ 490 milhões (contra R$ 616 milhões no período anterior)
Balanço CVC Corp

LOJAS

  • Total de lojas CVC em março/24: 1.084 (contra 1.039 no 1T23)
  • Abertas no 1T24: 36 (13 em capitais e 23 no interior)
  • Lojas fechadas: 6
  • Lojas Experimento: 53
  • Lojas Argentina: 123
  • Total lojas: 1.260 (contra 1.208 no 1T23)
Balanço CVC Corp

CONTROLE DA COMPANHIA

  • Mar Capital (família Paulus): 13,2%
  • Absolute: 8,1%
  • Opportunity: 7,8%
  • Outras: 70,9%
Balanço CVC Corp

Formas de pagamento

  • À vista: 19% (contra 18% no 1T23)

  • Cartão de crédito: 64% (contra 70%)
  • Financiamento próprio: 16% (contra 11%)
Balanço CVC Corp

Confira o balanço completo da CVC Corp no 1T24clicando aqui.


Tópicos relacionados