Da Redação   |   03/06/2024 10:20

Em Medellín, famtour da Flot visita icônica Comuna 13

A viagem iniciada no último dia 30 já havia passado pela capital colombiana, Bogotá

PANROTAS/Claudio Schapochnik
Grupo da Flot junto à obra “Perro” (1993, em bronze), de Fernando Botero, na Plaza Botero, no Centro de Medellín
Grupo da Flot junto à obra “Perro” (1993, em bronze), de Fernando Botero, na Plaza Botero, no Centro de Medellín

Nesse domingo (2), o famtour da Flot na Colômbia deixou a capital, Bogotá, e seguiu para Medellín – distante cerca de 420 quilômetros e cuja viagem de avião levou pouco menos de uma hora. O grupo de dez agentes de viagens, só de mulheres, permanece na cidade até terça-feira (4).

No município que tem o apelido de “Cidade da Eterna Primavera” e é a capital do Departamento de Antioquia, o famtour da Flot realizou um site inspection e duas visitas imperdíveis: a Comuna número 13 San Javier, mais conhecida apenas por Comuna 13; e a Plaza Botero, no Centro, com esculturas do filho ilustre de Medellín, Fernando Botero – morto em 2023 aos 91 anos.

No aeroporto, localizado em outra cidade, a guia de turismo Dora Estrada – que viveu 13 anos no Brasil – recebeu o grupo. De lá, as profissionais de turismo, lideradas pelo diretor geral da Flot, Eduardo Barbosa, e pela diretora da Dorado Experiences, receptivo da operadora paulista na Colômbia, Ruby García, seguiram para Medellín.

No caminho que levou 40 minutos, a van atravessou o maior túnel rodoviário do mundo, com 9,5 quilômetros de extensão.

O site inspection foi no Hotel Poblado Alejandría, com 89 apartamentos e aberto há 13 anos. Lá a executiva de Vendas, Natalia Perez, mostrou a academia de ginástica, as jacuzzis, as duas salas de reuniões e alguns quartos – que já começaram a passar por um processo de modernização. Logo após foi servido o almoço no restaurante.

Em seguida o grupo foi para a Comuna 13, onde um ultra dinâmico turismo que pode ser chamado de sócio-cultural, atrai até 220 mil pessoas por mês – colombianos e, sobretudo, estrangeiros, com destaque para os europeus onde os alemães ocupam o primeiro lugar do ranking.

Na extensa e populosa Comuna 13, localizada em um dos morros de Medellín, o famtour da Flot teve um guia local bastante engajado com as causas sócio-culturais: Kbala, que integra a organização civil Somos de Calle (Somos da Rua, em português).

No outrora bairro cuja população teve complexos problemas de segurança e não atraia milhares de visitantes ocorreu a vitória sobre a violência. O processo de transformação do local para melhor – para quem vive nele e para quem o visita – ocorreu por causa de três atores, segundo Kbala: “as mulheres, a arte e o amor”.

Na lotada e agora segura Comuna 13, o grupo da Flot assistiu um show de dançarinos e dançarinas de hip hop, observou dezenas de graffitis, visitou uma galeria de arte com obras de artistas da comunidade, andou nas “escaleras eléctricas” (escadas rolantes) e andou pelas estreitas vielas abarrotadas de pessoas ao lado de lojas, bares e restaurantes.

Depois de praticar esse turismo sócio-cultural da maior importância, o grupo seguiu para o Centro. Na Plaza Botero, a agenda era conhecer todas as esculturas que o autor, Fernando Botero, doou à sua cidade natal. Era, pois a chuva abreviou a permanência e antecipou o check-in no Hotel Estelar Square – o QG do famtour na cidade.

O domingo terminou com a noite livre – e sem chuva.

Claudio Schapochnik, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Flot Viagens com seguro de viagem GTA


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11174 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS