Luiz Felipe Simões   |   18/09/2025 09:56
Atualizada em 18/09/2025 10:16

Latitudes Viagens de Conhecimento: um olhar para viagens em grupo no segmento de luxo

Operadora pioneira no conceito de viagens de conhecimento transforma grupos em experiências sofisticadas

Divulgação
Há mais de 20 anos, esses grupos surpreendem justamente quem não está acostumado a viajar em grupo
Há mais de 20 anos, esses grupos surpreendem justamente quem não está acostumado a viajar em grupo

Desde 2003, a Latitudes Viagens de Conhecimento transforma viagens em experiências de aprendizado e enriquecimento pessoal. Pioneira no conceito de viagens de conhecimento, a empresa criou roteiros temáticos que unem destinos extraordinários a especialistas em história, filosofia, arte, ciência, geopolítica e cultura, entre outras áreas do conhecimento. Foi assim que se diferenciou no mercado: conduzindo pequenos grupos de viajantes curiosos a lugares marcantes do mundo, sempre com o propósito de oferecer mais do que Turismo, mas experiências que tocam a alma.

Um novo paradigma para grupos no Turismo de luxo

No segmento premium, a maior parte da demanda ainda se concentra nas viagens personalizadas. Já os grupos, em geral, carregam certos estigmas: roteiros comuns, pouca individualização e destinos lotados. A Latitudes, no entanto, criou um modelo que inverte essa lógica: os grupos exclusivos de conhecimento.

Há mais de 20 anos, esses grupos surpreendem justamente quem não está acostumado a viajar em grupo. Com recortes temáticos conduzidos por especialistas e uma programação intimista, eles oferecem:

  • A comodidade de ter toda a logística resolvida, com hotéis, passeios, guias, restaurantes e traslados cuidadosamente planejados;
  • Ambiente intimista, com grupos de no máximo 18 pessoas
  • A possibilidade de criar conexões genuínas e novas amizades, uma vez que os viajantes possuem interesses similares;
  • A segurança de viajar com um staff preparado para oferecer apoio em qualquer situação, inclusive quanto ao idioma.

Além disso, é um formato que acolhe muito bem viajantes solo, que encontram um ambiente seguro, confortável e inspirador.

Esse modelo consagrou a Latitudes como operadora especializada em grupos no segmento premium, mas também foi incorporado às viagens personalizadas — sempre com a mesma curadoria exigente. E, mais recentemente, abriu caminho para uma nova frente: os grupos privados formados por amigos ou famílias, que reúnem diferentes gerações em uma mesma jornada.

Private Expeditions: o auge da experiência em grupo

Divulgação
Nesses roteiros, os viajantes alcançam os lugares mais icônicos do mundo em itinerários únicos, autorais e criados especialmente para brasileiros
Nesses roteiros, os viajantes alcançam os lugares mais icônicos do mundo em itinerários únicos, autorais e criados especialmente para brasileiros

Se os grupos exclusivos de conhecimento já representam uma quebra de paradigma, as Private Expeditions são o ponto mais alto dessa proposta. Em 2014, a Latitudes trouxe ao mercado brasileiro um conceito inédito: as Private Jet Expeditions, viagens em aviões privativos customizados que reúnem o que há de mais sofisticado em serviços e experiências.

Nesses roteiros, os viajantes alcançam os lugares mais icônicos do mundo em itinerários únicos, autorais e criados especialmente para brasileiros. Todo o desenho da experiência é pensado a partir das preferências culturais e de viagem do público. Entre os diferenciais, destacam-se:

  • Uso totalmente privativo dos modais, sejam eles avião, trem ou barco;
  • Facilidades de embarque e desembarque, como fast track e áreas reservadas sempre que possível;
  • Conforto linguístico: conhecer o mundo falando português;
  • Cuidado excepcional com as bagagens, com equipe dedicada e protocolos específicos de transporte e armazenamento;
  • Segurança de saúde, com a companhia integral de um médico;
  • Curadoria minuciosa nos destinos, hotéis, gastronomia e passeios;
  • Presença de dois especialistas a bordo, que aprofundam a experiência com aulas e conversas.
  • Líderes de expedições experientes, responsáveis por toda logística, conforto dos participantes e muito mais.

Volta ao mundo com a Latitudes

Divulgação
Para os próximos anos, o calendário segue ambicioso: em 2026
Para os próximos anos, o calendário segue ambicioso: em 2026

A primeira viagem de Volta ao Mundo em avião privativo embarcou em 2016, levando 48 pessoas para visitar 10 países. Com o sucesso, uma segunda Volta ao Mundo em 2018, seguida de uma volta regional à África em 2019. Em 2021, uma edição especial levou viajantes à Amazônia sob rigorosos protocolos de saúde e, em 2022, a uma inédita volta regional à Ásia. Em 2023, após uma terceira Volta ao Mundo a Latitudes expandiu esse modelo de viagem e passou a incorporar outros modais.

Em 2024, fretou um navio só para brasileiros na Antártica – um feito inédito - onde o grupo também teve a oportunidade de visitar o Projeto Antártico Brasileiro, e lançou uma primeira expedição em trem privativo para a Ásia Central. Em 2025, lançamos uma nova volta à África em avião e um iate exclusivo navegou pelo Mediterrâneo. Outras duas saídas de trem estão acontecendo nos meses de setembro e outubro, passando por 10 países da região dos Bálcãs e Europa Central.

Para os próximos anos, o calendário segue ambicioso: em 2026, uma Volta à Oceania em avião privativo, um cruzeiro pelo Ártico em julho, uma viagem de trem pela Ásia Central em setembro e, em novembro, uma icônica Volta ao Mundo que vai passar por oito países, com o tema “Legado das Grandes Civilizações”. Em 2027, uma nova incursão à Antártica já está confirmada para o período do carnaval.

Hoje, a Latitudes é pioneira no Brasil nesse formato de viagem e a única operadora no mundo a oferecer expedições totalmente privativas nos três modais: aviões, trens e barcos.

Por que falar com a Latitudes

Para o mercado B2B, a Latitudes representa uma oportunidade rara: oferecer ao cliente final viagens em grupo que não são massificadas, mas sim autorais, sofisticadas e transformadoras. Trabalhar com a Latitudes é ampliar o portfólio com produtos diferenciados pensados para brasileiros, fidelizar viajantes exigentes e se conectar a uma marca que há mais de duas décadas inova no Turismo brasileiro.

Descubra como transformar o portfólio da sua agência com roteiros exclusivos e experiências de alto padrão.

Saiba mais em: www.latitudes.com.br

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Luiz Felipe Simões

Conteúdos por

Luiz Felipe Simões

Luiz Felipe Simões tem 586 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Formado em Jornalismo pela ESPM-SP, Luiz Felipe Simões já atuou em diversas áreas da comunicação, da assessoria de imprensa às agências de publicidade. Com passagem pelo Estadão Investidor, o jornalista tem experiência na cobertura de temas como finanças e investimentos. Atualmente, é responsável pela produção de branded contents, pelas redes sociais e por algumas funções de repórter