Rodrigo Vieira   |   10/10/2025 17:23
Atualizada em 10/10/2025 17:24

HotelDO reúne 95 hoteleiros na Abav Expo e reforça estratégia B2B com Prosus

Operadora cresce 36% ano a ano e já representa mais de 25% do faturamento do Grupo Decolar

PANROTAS / Marluce Balbino
Márcio Nogueira, diretor da HotelDO
Márcio Nogueira, diretor da HotelDO

A HotelDO aproveitou a Abav Expo 2025 para estreitar laços com os dois principais elos condutores da operadora. Um deles, claro são os agentes de viagens, o único canal de vendas da empresa B2B do Grupo Decolar. Do outro lado do balcão, a HotelDO reuniu executivos de quase 100 hotéis para um café da manhã.

A intenção com os fornecedores foi divulgar sua estratégia de crescimento e as sinergias com o Grupo Prosus, novo controlador da Decolar, incluindo as possibilidades de integração com outras empresas do portfólio da Prosus, como iFood e Sympla.

Segundo o diretor de Vendas B2B Brasil da HotelDO, Márcio Nogueira, a empresa vive um momento de forte expansão. "A HotelDO cresce 36% ano a ano. Nós somos o B2B do Grupo Decolar e já representamos mais de 25% do share da empresa. Estamos muito contentes em ver que rumamos o caminho certo. Nosso faturamento é mais de seis vezes maior do que vendíamos em 2019", afirmou o executivo ao Portal PANROTAS. "A Prosus é um dos maiores investidores em tecnologia do mundo. Com essa força, a HotelDO ser um 'menu de opções' para a distribuição de produtos e serviços, explorando diversas frentes e linhas de negócios."

Durante a apresentação aos hoteleiros, Nogueira destacou como a HotelDO se desenvolveu ao longo de seus 25 anos de história no mercado, consolidando-se como referência em distribuição B2B não apenas no Brasil, mas também na Ásia, Europa e Estados Unidos, por meio de brokers e plataformas de vendas.

Aplicativo completa um ano com 7% das vendas

Para os agentes de viagens, a HotelDO destacou o desempenho de seu aplicativo, que está prestes a completar um ano de operação. A ferramenta já responde por 7% do volume total de vendas da operadora, seguindo o modelo da própria Decolar, onde mais de 50% das transações acontecem via app.

"O objetivo do app HotelDO é dar facilidade de comercialização do serviço da operadora em qualquer lugar, a qualquer momento. Incentivamos as vendas last minute, que já são muito comuns no B2C, para entrarem no B2B", afirmou o diretor.

Campus em BH e Summit em Orlando

PANROTAS / Marluce Balbino
Márcio Nogueira, diretor da HotelDO, e Hérika Alves, uma das melhores profissionais de treinamento na eleição Melhores Promotores do Turismo PANROTAS 2025
Márcio Nogueira, diretor da HotelDO, e Hérika Alves, uma das melhores profissionais de treinamento na eleição Melhores Promotores do Turismo PANROTAS 2025

A HotelDO anunciou a terceira edição do Campus HotelDO, que acontecerá em 22 de outubro em Belo Horizonte, seguida pela quarta edição em São Paulo, em novembro. Segundo Nogueira, o mercado mineiro tem muita força de vendas e uma brecha mercadológica importante.

"Está muito condizente com o papel da HotelDO de capacitar e promover integração entre agentes de viagens e fornecedores. Acreditamos no conhecimento para vender melhor e gerar melhor experiência para o cliente. Os últimos campus foram muito sucesso e, no próximo ano, vamos promover seis edições", afirmou.

Além dos campus, a operadora confirmou a realização do primeiro Summit HotelDO em janeiro de 2026, em Orlando, reunindo 150 agentes de viagens não só do Brasil, mas também da Argentina, México, Peru, Equador e Chile.

Destinos em alta e foco na América Latina

Nogueira compartilhou os principais destinos de vendas da HotelDO no primeiro semestre de 2025. No mercado doméstico, o Nordeste lidera, seguido por Foz do Iguaçu e Gramado. No internacional, a Flórida ocupa o primeiro lugar, com a Europa em segundo.

Para o próximo ano, existe uma intenção de investir na América Latina, sobretudo Argentina, Chile, México e República Dominicana. "Já temos campanhas com desconto de 10% para poder promover e dar ao agente ferramentas para impulsionar a venda desses produtos", finaliza Márcio Nogueira.

Plantão Abav Expo 2025

Clique aqui para ficar por dentro da melhor cobertura da Abav Expo 2025.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Rodrigo Vieira

Conteúdos por

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira tem 7186 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Rodrigo Vieira é jornalista com 12 anos de especialização na indústria de Turismo, todo esse tempo orgulhosamente na PANROTAS. Sua maior satisfação profissional é quando, por meio de seu trabalho, ajuda um agente de viagens a obter êxito. Conhece 30 países e ama viajar para o Exterior, mas jamais moraria fora do melhor destino de todos, o Brasilzão.