HotelDO reúne 95 hoteleiros na Abav Expo e reforça estratégia B2B com Prosus
Operadora cresce 36% ano a ano e já representa mais de 25% do faturamento do Grupo Decolar

A HotelDO aproveitou a Abav Expo 2025 para estreitar laços com os dois principais elos condutores da operadora. Um deles, claro são os agentes de viagens, o único canal de vendas da empresa B2B do Grupo Decolar. Do outro lado do balcão, a HotelDO reuniu executivos de quase 100 hotéis para um café da manhã.
A intenção com os fornecedores foi divulgar sua estratégia de crescimento e as sinergias com o Grupo Prosus, novo controlador da Decolar, incluindo as possibilidades de integração com outras empresas do portfólio da Prosus, como iFood e Sympla.
Segundo o diretor de Vendas B2B Brasil da HotelDO, Márcio Nogueira, a empresa vive um momento de forte expansão. "A HotelDO cresce 36% ano a ano. Nós somos o B2B do Grupo Decolar e já representamos mais de 25% do share da empresa. Estamos muito contentes em ver que rumamos o caminho certo. Nosso faturamento é mais de seis vezes maior do que vendíamos em 2019", afirmou o executivo ao Portal PANROTAS. "A Prosus é um dos maiores investidores em tecnologia do mundo. Com essa força, a HotelDO ser um 'menu de opções' para a distribuição de produtos e serviços, explorando diversas frentes e linhas de negócios."
Durante a apresentação aos hoteleiros, Nogueira destacou como a HotelDO se desenvolveu ao longo de seus 25 anos de história no mercado, consolidando-se como referência em distribuição B2B não apenas no Brasil, mas também na Ásia, Europa e Estados Unidos, por meio de brokers e plataformas de vendas.
Aplicativo completa um ano com 7% das vendas
Para os agentes de viagens, a HotelDO destacou o desempenho de seu aplicativo, que está prestes a completar um ano de operação. A ferramenta já responde por 7% do volume total de vendas da operadora, seguindo o modelo da própria Decolar, onde mais de 50% das transações acontecem via app.
"O objetivo do app HotelDO é dar facilidade de comercialização do serviço da operadora em qualquer lugar, a qualquer momento. Incentivamos as vendas last minute, que já são muito comuns no B2C, para entrarem no B2B", afirmou o diretor.
Campus em BH e Summit em Orlando

A HotelDO anunciou a terceira edição do Campus HotelDO, que acontecerá em 22 de outubro em Belo Horizonte, seguida pela quarta edição em São Paulo, em novembro. Segundo Nogueira, o mercado mineiro tem muita força de vendas e uma brecha mercadológica importante.
"Está muito condizente com o papel da HotelDO de capacitar e promover integração entre agentes de viagens e fornecedores. Acreditamos no conhecimento para vender melhor e gerar melhor experiência para o cliente. Os últimos campus foram muito sucesso e, no próximo ano, vamos promover seis edições", afirmou.
Além dos campus, a operadora confirmou a realização do primeiro Summit HotelDO em janeiro de 2026, em Orlando, reunindo 150 agentes de viagens não só do Brasil, mas também da Argentina, México, Peru, Equador e Chile.
Destinos em alta e foco na América Latina
Nogueira compartilhou os principais destinos de vendas da HotelDO no primeiro semestre de 2025. No mercado doméstico, o Nordeste lidera, seguido por Foz do Iguaçu e Gramado. No internacional, a Flórida ocupa o primeiro lugar, com a Europa em segundo.
Para o próximo ano, existe uma intenção de investir na América Latina, sobretudo Argentina, Chile, México e República Dominicana. "Já temos campanhas com desconto de 10% para poder promover e dar ao agente ferramentas para impulsionar a venda desses produtos", finaliza Márcio Nogueira.
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