Região Sul lidera crescimento de vendas da CVC Corp no início de 2026
Executivos destacam expansão dos atrativos turísticos e maior permanência dos visitantes nos destinos

BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC) - A Região Sul do Brasil registrou o maior crescimento em vendas da CVC Corp no primeiro trimestre de 2026, impulsionada pela ampliação dos atrativos turísticos, aumento da permanência média dos visitantes e fortalecimento da malha aérea.
A avaliação é de Claiton Armelin, diretor de Produtos Nacionais e Atividades, e Diego Ortega, gerente de Produtos na região Sul, em entrevista durante a BNT Mercosul.
Segundo Armelin, destinos da Serra Gaúcha, litoral catarinense e Foz do Iguaçu vêm apresentando crescimento consistente nos últimos anos, especialmente pela diversificação de experiências oferecidas aos turistas.
“Hoje é a região que mais cresce em vendas dentro da CVC Viagens, Trend e Visual. O Sul conseguiu ampliar muito sua oferta de atrativos e isso aumentou também o tempo de permanência dos clientes”
Claiton Armelin
Entre os fatores apontados pela CVC Corp para o desempenho da Região Sul estão:
- Ampliação da oferta de parques e atrativos turísticos;
- Crescimento da malha aérea para os destinos sulistas;
- Aumento do tempo médio de permanência dos turistas;
- Fortalecimento do Turismo de inverno e de verão;
- Expansão de eventos temáticos, como o Natal de Balneário Camboriú.
De acordo com Armelin, a média de estada dos turistas na região passou de três ou quatro dias para cerca de cinco dias, movimento que impacta diretamente o tíquete médio das viagens e fortalece a economia local.

Já Ortega ressaltou que a Região Sul concentra alguns dos principais polos de entretenimento turístico do País. Segundo ele, a Serra Gaúcha possui uma das maiores concentrações de parques e atrações do Brasil, enquanto Balneário Camboriú segue ampliando sua oferta turística ano após ano.
O gerente também apontou Foz do Iguaçu como o destino de maior crescimento proporcional na região, impulsionado por novos investimentos e pela inauguração recente de um aquário turístico na cidade paranaense.
“Hoje temos um destaque forte em cada Estado do Sul: Serra Gaúcha no Rio Grande do Sul, Balneário Camboriú e Penha em Santa Catarina e Foz do Iguaçu no Paraná”
Diego Ortega
A PANROTAS viaja a convite da BNT Mercosul