Pedro Menezes   |   19/06/2026 12:36
Atualizada em 19/06/2026 12:37

IDET PANROTAS: Custos e incertezas derrubam confiança das operadoras em maio

Segundo Índice de Desempenho do Turismo, 18% dos empresários avaliaram maio como péssimo

Divulgação
63,64% das 11 participantes venderam mais do que no mesmo mês de 2025
63,64% das 11 participantes venderam mais do que no mesmo mês de 2025

As operadoras de Turismo registraram o resultado mais fraco de vendas das três verticais acompanhadas pelo IDET PANROTAS para o mês de maio: 63,64% das 11 participantes venderam mais do que no mesmo mês de 2025, queda em relação aos 72,73% de abril e o menor índice da vertical desde fevereiro.

Outros 18,18% das operadoras venderam menos do que um ano antes, enquanto 18,18% mantiveram vendas estáveis - a maior fatia de empresas "no zero a zero" entre as três verticais em maio, sinal de um mercado mais hesitante.

O indicador de margem confirma a desaceleração: apenas 36,36% das operadoras tiveram margem maior do que em maio de 2025, considerado o pior resultado entre as três verticais no mês, enquanto 27,27% reportaram queda de margem, o dobro do percentual de abril.

O dado mais expressivo do mês, porém, está na confiança dos empresários: 18,18% das operadoras avaliaram maio como "Péssimo", o maior percentual nesse nível registrado por qualquer vertical do IDET PANROTAS desde o início da série, em janeiro. Somando "Péssimo" e "Ruim", 36,36% das operadoras tiveram uma visão negativa do mês corrente, contra apenas 9,09% em abril.

Divulgação
O dado mais expressivo do mês, porém, está na confiança dos empresários: 18,18% das operadoras avaliaram maio como
O dado mais expressivo do mês, porém, está na confiança dos empresários: 18,18% das operadoras avaliaram maio como "Péssimo"

Para os próximos seis meses, no entanto, a vertical também é a mais cautelosa: 36,36% dos empresários esperam que o mercado fique igual, e a fatia que projeta deterioração ("Pior" ou "Muito pior") soma 36,36% — a maior entre as três verticais.

O que está pesando tanto na confiança das operadoras, justamente a vertical mais exposta ao custo dos aéreos internacionais? A trajetória do petróleo e do dólar no período ajuda a explicar e está detalhada na análise completa do índice.

O IDET PANROTAS é uma iniciativa da PANROTAS para difundir informação de qualidade sobre o desempenho setorial, ajudando empresas, destinos, estudantes e órgãos interessados no setor a acompanhar essa indústria de grande potencial no Brasil. O índice é apurado mensalmente com 33 das maiores empresas do setor, 11 em cada uma das verticais de Consolidadoras, Operadoras e TMCs.

Divulgação
IDET
IDET

ACESSE O IDET (ÍNDICE DE DESEMPENHO ECONÔMICO DO TURISMO).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 5792 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.