Especial para o Portal PANROTAS Alex Souza   |   27/10/2026 11:49

Casa da Família Real e castelo: os hotéis que recebem pós-tour da Braztoa; veja em fotos

Parte do grupo que veio a Portugal para a convenção da associação saiu do Alentejo e visita Centro do país


Alex Souza
Toda a imponência da Pousada Mosteiro do Crato, administrada pela rede Pestana
Toda a imponência da Pousada Mosteiro do Crato, administrada pela rede Pestana

SERRA DA ESTRELA (PORTUGAL) – Com o término da Convenção Braztoa, no final de semana, que reuniu 80 pessoas entre associados, acompanhantes e convidados, o grupo foi dividido em dois, que seguiram para roteiros diferentes de pós-tour em Portugal. Um tem como destino a costa alentejana, ao passo que outro, do qual faz parte a reportagem do Portal PANROTAS, percorre destinos da região Centro do país.

Veja fotos ao final do texto

Entre os destaques do que este segundo grupo tem visto e vivido até o momento estão as hospedagens. Uma delas ocorreu num “castelo” medieval que, na verdade, foi construído para a função de mosteiro, no século XIV. Aos brasileiros, que no geral absorvem o contexto de castelos medievais por meio, principalmente, de livros, filmes, seriados e cartoons, estar e se hospedar num empreendimento como a Pousada Mosteiro do Crato, localizado na pequena vila de Flor da Rosa, é um mergulho não apenas na história, mas também num mundo de fantasia e imaginação. “Foi o hotel mais incrível que já me hospedei na vida”, resume Marília Zázzera, da Incomum Viagens.

Administrado pela rede Pestana, o hotel de apenas 24 quartos, divididos em quatro categorias, parte deles localizados numa área anexa de construção mais recente e, outra, na ala medieval. Possui piscina externa, spa, restaurante e uma sala de reunião para até 20 pessoas.

Na pequena vila de Santar, próxima à Serra da Estrela, onde o grupo se encontra no momento, a hospedagem ocorre no Valverde Santar Hotel Spa, que integra o portfólio Relais & Châteaux. A propriedade, construída no século XVII, foi residência de D. Miguel de Bragança, um antigo duque da cidade de Viseu, e na década de 1970 foi doada à Casa Real portuguesa. O mobiliário é praticamente o mesmo, com as devidas restaurações, de quando o espaço ainda não funcionava como empreendimento hoteleiro. Extremamente confortável e aconchegante, com piscina externa, spa e cercado por vinhas.

No principal espaço dedicado ao jantar, a Sala dos Pratos, a decoração do teto é composta por pratos, louças finas, um elemento decorativo que, em séculos passados, representava riqueza e sofisticação, garantindo aos proprietários um estatuto social diferenciado. Acredita-se que apenas o Palácio de Santos, em Lisboa, tenha uma sala de pratos similar à do Valverde em Portugal. “Este hotel é um produto recente, tem apenas três anos, um serviço fenomenal, muita exclusividade. Tem suas limitações por ser um palácio antigo adaptado para algo novo, mas é muito bom”, avalia Aroldo Schultz, da Schultz.

Confira fotos da Pousada Mosteiro do Crato e do Valverde Santar Hotel Spa no álbum abaixo.


O Portal PANROTAS viaja a convite da Braztoa

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Alex Souza

Alex Souza tem 4682 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS