Pedro Menezes   |   16/10/2026 13:30

IDET PANROTAS: Operadoras têm o pior resultado de vendas do ano em setembro

Metade dos empresários das operadoras espera um cenário Melhor ou Muito melhor para os próximos seis meses


Setembro foi o mês mais difícil de 2026 para operadoras que fazem parte do IDET PANROTAS: apenas 54,55% das empresas venderam mais do que em setembro de 2025, o menor resultado da vertical no ano, enquanto exatas 27,27% venderam menos. O mesmo percentual encerrou o mês com margens menores do que há um ano.

No quadro de pessoal, por sua vez, 27,27% tinham menos funcionários que em setembro de 2025, pelo quarto mês consecutivo acima dos 20% nesse indicador negativo.

O paradoxo está na perspectiva futura: 54,54% dos empresários de operadoras esperam um cenário "Melhor" ou "Muito melhor" para os próximos seis meses — o maior índice da vertical em todo o ano. Logo, o pior mês de vendas de 2026 veio acompanhado do maior otimismo prospectivo.

A pergunta que fica é: o que os empresários das operadoras estão enxergando no horizonte que os números de setembro ainda não mostram?

O IDET PANROTAS é uma iniciativa da PANROTAS para difundir informação de qualidade sobre o desempenho setorial, ajudando empresas, destinos, estudantes e órgãos interessados no setor. O índice é apurado todos os meses com 33 das maiores empresas do setor, 11 em cada uma das verticais de Consolidadoras, Operadoras e TMCs, além de dados da Hotelaria via Omnibees.

ACESSE O IDET (ÍNDICE DE DESEMPENHO ECONÔMICO DO TURISMO).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 6492 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.