Victor Fernandes   |   30/11/2021 13:00
Atualizada em 30/11/2021 14:07

Educação financeira e ação social são caminhos para Brasil próspero

Marcella Monteiro de Barros, head de Sustentabilidade da XP Inc, abordou tema durante Fórum PANROTAS 2021

PANROTAS/Gute Garbelotto
Marcella Monteiro de Barros, head de Sustentabilidade da XP
Marcella Monteiro de Barros, head de Sustentabilidade da XP
Durante o segundo dia de Fórum PANROTAS 2021, Marcella Monteiro de Barros, head de Sustentabilidade da XP Inc, subiu ao palco do Pavilhão Azul do Expo Center Norte para abordar a transformação social no Brasil, indicando dois principais caminhos: a educação financeira e a ação empresarial e individual em prol da sociedade.

"Não importa exatamente o que você faz, mas como você faz. Quando viaja, a pessoa está realizando um sonho, seja a lazer ou a trabalho. Não importa o papel que ocupa na sociedade, é possível acordar de manhã e decidir fazer isso da melhor forma possível", afirmou Marcella aos profissionais do setor de viagens presentes.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Marcella iniciou sua apresentação introduzindo o Instituto XP ao público do Fórum PANROTAS. O Instituto XP é uma parte da área de ESG (environmental, social and governance) criada há um ano e meio na XP com o intuito de levar educação financeira para 50 milhões de pessoas no prazo de dez anos e criar condições para que cada um saiba o que fazer com o seu dinheiro.

De acordo com Marcella, sete em cada dez brasileiros são analfabetos financeiros e "apenas um País financeiramente educado tem chances de prosperar". A palestrante também traçou uma conexão entre educação financeira e saúde mental, afirmando que estabilidade financeira é motivo de angústia e até falta de sono para parte dos brasileiros.

AÇÃO SOCIAL

Em uma segunda parte, ao abordar a ação com impacto social, Marcella afirmou aos espectadores empreendedores que "não tem mais espaço para empresas que não saibam seu papel perante a sociedade, seja pensando em formas mais sustentáveis de operar, seja aplicando programas de voluntariado, é possível atuar em prol da sociedade".

Ao abordar o papel do cidadão no impacto social, Marcella citou uma experiência pessoal sua durante a pandemia em que criou um grupo de amigos no WhatsApp que conseguiu angariar R$ 9 milhões que foram usados para reformar uma ala do hospital da UFRJ e construiu UTIs para povos indígenas na Amazônia, por exemplo.

"Nós decidimos ser uma ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda. Cada um daqui pode fazer a diferença. Minha intenção aqui é encorajar vocês", concluiu a head de Sustentabilidade da XP Inc.


O Fórum PANROTAS 2021 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio da Accor, Air Europa, AM Resorts, Ancoradouro, Argentina, Aviva, Beach Park, Best Western Hotels & Resorts, Cep Transportes, Coris, CVC Corp, Delta Airlines, Elo, Expo Center Norte, Expo Telecom, Gol Air France-KLM, GTA Assist, Iberia British Airways, Iberostar, Localiza, Mondiale Operadora, Omnibees, R1 Audiovisual, Reserve, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Sebrae, Tes Cenografia, Tour House, Vice Versa, Villa Blue Tree, WAM Hotéis, 42Labs e participação da Catalunya e do Fundtur MS.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS