Educação financeira e ação social são caminhos para Brasil próspero

|

PANROTAS/Gute Garbelotto
Marcella Monteiro de Barros, head de Sustentabilidade da XP
Marcella Monteiro de Barros, head de Sustentabilidade da XP
Durante o segundo dia de Fórum PANROTAS 2021, Marcella Monteiro de Barros, head de Sustentabilidade da XP Inc, subiu ao palco do Pavilhão Azul do Expo Center Norte para abordar a transformação social no Brasil, indicando dois principais caminhos: a educação financeira e a ação empresarial e individual em prol da sociedade.

"Não importa exatamente o que você faz, mas como você faz. Quando viaja, a pessoa está realizando um sonho, seja a lazer ou a trabalho. Não importa o papel que ocupa na sociedade, é possível acordar de manhã e decidir fazer isso da melhor forma possível", afirmou Marcella aos profissionais do setor de viagens presentes.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Marcella iniciou sua apresentação introduzindo o Instituto XP ao público do Fórum PANROTAS. O Instituto XP é uma parte da área de ESG (environmental, social and governance) criada há um ano e meio na XP com o intuito de levar educação financeira para 50 milhões de pessoas no prazo de dez anos e criar condições para que cada um saiba o que fazer com o seu dinheiro.

De acordo com Marcella, sete em cada dez brasileiros são analfabetos financeiros e "apenas um País financeiramente educado tem chances de prosperar". A palestrante também traçou uma conexão entre educação financeira e saúde mental, afirmando que estabilidade financeira é motivo de angústia e até falta de sono para parte dos brasileiros.

AÇÃO SOCIAL

Em uma segunda parte, ao abordar a ação com impacto social, Marcella afirmou aos espectadores empreendedores que "não tem mais espaço para empresas que não saibam seu papel perante a sociedade, seja pensando em formas mais sustentáveis de operar, seja aplicando programas de voluntariado, é possível atuar em prol da sociedade".

Ao abordar o papel do cidadão no impacto social, Marcella citou uma experiência pessoal sua durante a pandemia em que criou um grupo de amigos no WhatsApp que conseguiu angariar R$ 9 milhões que foram usados para reformar uma ala do hospital da UFRJ e construiu UTIs para povos indígenas na Amazônia, por exemplo.

"Nós decidimos ser uma ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda. Cada um daqui pode fazer a diferença. Minha intenção aqui é encorajar vocês", concluiu a head de Sustentabilidade da XP Inc.


O Fórum PANROTAS 2021 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio da Accor, Air Europa, AM Resorts, Ancoradouro, Argentina, Aviva, Beach Park, Best Western Hotels & Resorts, Cep Transportes, Coris, CVC Corp, Delta Airlines, Elo, Expo Center Norte, Expo Telecom, Gol Air France-KLM, GTA Assist, Iberia British Airways, Iberostar, Localiza, Mondiale Operadora, Omnibees, R1 Audiovisual, Reserve, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Sebrae, Tes Cenografia, Tour House, Vice Versa, Villa Blue Tree, WAM Hotéis, 42Labs e participação da Catalunya e do Fundtur MS.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA