Da Redação   |   15/03/2023 09:03
Atualizada em 15/03/2023 10:05

Colaboração é fator revolucionário no Turismo; entenda

Em artigo, CEO da Unav, Inês Melo, fala sobre como colaborar é muito mais silencioso do que a tecnologia

Por Inês Melo, CEO da Unav

O que nos transforma? Bela pergunta o Fórum PANROTAS deste ano nos faz, mas sua beleza é diretamente proporcional à dificuldade de respondê-la.

PANROTAS / Emerson Souza
Inês Melo, da Unav
Inês Melo, da Unav
O mundo vem passando por transformações tão profundas que, dizem os mais letrados, se congelassem alguém no ano de 1500 e o descongelassem no ano de 1800 ele não sofreria um impacto tão profundo quanto alguém que tivesse sido congelado durante as últimas três décadas. Estamos falando de 300 versus 30 anos. O mundo mudou mais nos últimos 30 ou 50 anos do que nos 300 anos anteriores.

Como isso impacta nas nossas vidas? De nós, que trabalhamos em um mercado tão difícil e competitivo como o Turismo?

Muitos vão dizer que a tecnologia revolucionou a maneira como o consumidor compra viagens, que a internet mudou a maneira como as agências têm de se apresentar ao cliente, que sem tecnologia não se pode construir um negócio. Que uma agência sem presença on-line não tem como existir mais.

E tudo isso é verdade. Tecnologia e sistemas hoje são a base de qualquer nova empresa. Todas as novas ideias e inovações existentes no mercado se baseiam nestes dois pontos. Contudo, todavia, entretanto, existe algo mais que também está mudando a maneira como se fazem negócios no mundo. É uma revolução muito mais silenciosa do que a tecnologia. Não faz alarde, não tem players gigantes envolvidos, é construída no contato pessoal (como antigamente), um a um. De pessoa para pessoa.

Esta revolução é a colaboração.

Quando eu coloco no Waze, por exemplo, que tal via está com fluxo intenso ou com um acidente, quando eu coloco uma opinião sobre um restaurante para ajudar o estabelecimento ou os próximos usuários, quando eu compartilho um conhecimento nas redes sociais para ajudar outras pessoas, estou usando a tecnologia para estimular a colaboração. Este movimento tende a ser tão poderoso quanto o movimento tecnológico.

Há seis anos eu tive esta visão para o mercado de agenciamento. De que várias agências trabalhando em conjunto, como colaboradores, não como concorrentes, poderiam revolucionar o mercado do agenciamento. Assim surgiu a UNAV, União Nacional das Agências de Viagens, um grupo pequeno que foi crescendo e se fortalecendo com o intuito do bem comum e ganha x ganha, entre agências e fornecedores.

Então, há um ano e meio encontrei mais três “malucos” dispostos a me ajudar a desenvolver este sonho e transformá-lo em um projeto, uma empresa, de onde surgiu a UNAV Central de Negócios SA.

O principal ativo da UNAV é a colaboração entre as agências de viagens e seus fornecedores. Esta palavra está presente a todo o momento e em todas as ações que propomos e fazemos, é uma empresa, então visa ao lucro, mas sempre baseado no ganha x ganha, em agregar valor a todos os envolvidos.

Então respondendo e propondo uma reflexão adicional, acredito que o que nos transforma hoje em dia é a relação pessoal e a colaboração entre indivíduos, acredito que esta é a chave do desenvolvimento para o futuro, mas acima de tudo me pergunto: Como nós transformamos o nosso entorno?

Esse artigo faz parte da edição 1.551 da Revista PANROTAS, que é a edição especial do Fórum PANROTAS 2023.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11190 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS