Da Redação   |   22/11/2024 09:16

Toni Sando, do Visite São Paulo: somos grandes por dentro, mas pequenos lá fora

Presidente do Visite São Paulo, compartilhou suas dicas de marketing para o setor

Divulgação
Toni Sando (@tonisando), Presidente do Visite São Paulo
Toni Sando (@tonisando), Presidente do Visite São Paulo

A edição de aniversário de 50 anos da PANROTAS traz uma matéria especial que explora a evolução do marketing no Turismo. Com insights de 12 renomados profissionais do setor, a reportagem aborda como o marketing de empresas líderes tem se transformado e os desafios enfrentados atualmente. Cada entrevistado compartilha sua visão e experiências, proporcionando uma leitura detalhada sobre estratégias e práticas modernas.

O oitavo profissional é Toni Sando (@tonisando), Presidente do Visite São Paulo. Ex-diretor de Marketing da Accor, conta que viveu toda a transição do modo off-line para o on-line e acredita que o Turismo evoluiu com essas mudanças.

Dicas para o Turismo

Sando compartilha que foram muitos testes e desafios da hotelaria e do Turismo para chegarmos hoje na era da inteligência artificial e da personalização das experiências .Entre essas etapas, ele cita a impressão de folheteria para os lobbies dos hotéis, a implantação de e-mails nos quartos e até a segmentação dos hotéis por classes sociais.

“Especialmente a hotelaria ainda vai evoluir muito em tecnologia para eventos, em comunicação com o hóspede, em uso das redes sociais. Não basta colocar um post e não ter uma estratégia por trás. Ainda vemos hotéis no interior do País com a ficha do hóspede em papel”, opina.

No marketing de destinos, Sando, que comanda a promoção do Visite São Paulo, vê avanços, como a união e parceria com a Abear, a Setur-SP e a Embratur, mas quer ver mais ações integradas, mais ações além da feira, como encontros nas agências, roadshows, trabalho com decisores e influencers, de modo a intensificar e fortalecer as relações dos destinos com os principais players.

O trabalho nas prateleiras também é importante, para que a diversidade de produtos do Brasil esteja sendo oferecida pelos operadores lá fora. “Não vemos isso. Não vemos o Brasil. Somos grandes por dentro, mas pequenos lá fora.”

Para 2025, Toni pretende aumentar a integração com os players de São Paulo, trazendo também a Secretaria Municipal da capital. A campanha do Stopover também vai se intensificar, com produtos a partir dos aeroportos paulistas, como Guarulhos, Congonhas e Viracopos.

Revista PANROTAS Especial 50 anos

Esta matéria é parte integrante da Revista Especial de 50 anos da PANROTAS, onde você encontra essa matéria na íntegra, além de várias histórias do Turismo nestas últimas cinco décadas, e também dicas e ferramentas para turbinar seu negócio.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11144 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS