Marina Marcondes   |   02/03/2018 18:38

Franquias: balanço aponta crescimento e internacionalização

O balanço consolidado do setor de franquias em 2017, apurado na Pesquisa de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), confirmou o crescimento de 8% da receita, totalizados em um faturamento de R$163 bilhões registrados neste período. &n

Point Franchise
Saúde, Beleza e Bem-Estar, Hotelaria e Turismo e Serviços lideram a lista dos que mais cresceram em faturamento
Saúde, Beleza e Bem-Estar, Hotelaria e Turismo e Serviços lideram a lista dos que mais cresceram em faturamento
O balanço consolidado do setor de franquias em 2017, apurado na Pesquisa de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), confirmou o crescimento de 8% da receita do segmento, totalizando um faturamento de R$163 bilhões durante o período.

Para o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior, os princípios básicos do sistema de franquias foram colocados à prova nesses três anos de recessão econômica. "Foco em gestão, treinamento e inovação refletiram em bons resultados para o setor como um todo", afirmou Cristofoletti. Segundo ele, 2017 foi de recuperação, mesmo que lenta e gradativa, e a tendência é que o franchising cresça mais neste ano, dado o reaquecimento da economia brasileira.

Além da melhora de vários indicadores macroeconômicos, a consistente queda de juros, a leve redução da taxa de desemprego e a queda dos custos dos alimentos acabaram impactando positivamente a renda real dos consumidores. Com isso, o consumo se reaqueceu (como verificado em vários ramos do varejo), o que refletiu diretamente nestes segmentos.

Outro fator importante para o desempenho do setor foi a inovação, refletida em novos produtos, serviços, formatos de negócio e pontos comerciais. De acordo com a pesquisa, 91,8% do total de empresas franqueadoras pesquisadas introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016. Dentre as companhias que se mantiveram inovadoras, 37,4% realizaram mudanças significativas em seus modelos de negócios no Brasil e 6,9% delas no Exterior.

Point Franchise
UNIDADES, REDES E GERAÇÃO DE EMPREGO
A pesquisa da ABF revelou que o total de unidades do setor cresceu 2,4%, com um saldo de 3.541 novas operações em 2017, totalizando 146.134 unidades, e em redes, o ano encerrou com quase três mil marcas atuantes no mercado. Já o repasse de unidades foi de apenas 3% e a taxa de mortalidade ficou em 5%. O levantamento indicou que o franchising manteve o nível de empregos em 2017. O total de trabalhadores diretos no setor de franquias chegou a mais de um milhão pessoas, com uma variação positiva de 1%.

CRESCIMENTO
O estudo mostrou que todos os segmentos elencados pela ABF cresceram em faturamento. Saúde, Beleza e Bem-Estar encabeçam a lista, crescendo 12,1% e 13,4%, respectivamente. A crescente preocupação com saúde e bem-estar e o aquecimento do mercado de clínicas populares são alguns dos principais fatores que explicam a alta do segmento.

No acumulado de 12 meses, o segundo segmento que mais cresceu foi Hotelaria e Turismo, com alta de 9,7%. A maior participação das redes no e-commerce e o incremento das unidades home-based levaram as redes deste ramo a atingir mais diretamente seu público consumidor, justificando essa expansão.

Serviços e Outros Negócios apresentou a terceira maior variação em faturamento: 9,2%. O fato de se tratar de um segmento com muitos nichos, com negócios que atendem o público B2B e o incremento de serviços administrativos, como contabilidade, favoreceram tal desempenho.

INTERNACIONAL
O mercado externo é cada vez mais atraente para as franquias brasileiras, especialmente em um período marcado pela mais forte recessão econômica da história do País. A pesquisa da ABF mostrou que as redes nacionais continuam avançando na internacionalização, onde a presença das marcas "Made in Brazil" em outros países aumentou de 80 para 100 nações. Em 2017, 142 redes de franquias nacionais atuavam no exterior; 129 possuíam operações físicas em outros países e 18 redes exportavam ou distribuíam produtos em mercados estrangeiros.

Os Estados Unidos é o país com maior número de operações físicas de marcas brasileiras (46), seguido do Paraguai e de Portugal, cada um com 34 operações. Entre os segmentos mais internacionalizados, o setor de Moda lidera o ranking, com participação no exterior de 25,4%.

Já com relação à presença das redes estrangeiras no Brasil, a pesquisa da ABF apurou que existem 200 marcas de 26 países atuando no País. Os Estados Unidos também lideram o quadro, com 40% de participação, seguido por Portugal (10,5%) e Argentina (7,0%). De acordo com o ranking do World Franchising Council, o Brasil mantém a 4ª colocação em número de redes e a 6ª posição em número de unidades.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marina Marcondes

Marina Marcondes tem 694 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS