Marcel Buono   |   18/06/2018 13:26

Clientes não querem ser tratados apenas como números, diz pesquisa

Levantamento com mais de 6,7 mil pessoas mostra a necessidade de experiências conectadas e humanizadas

Pixabay
Um estudo realizado pela Salesforce com 6,7 mil pessoas de 15 países, incluindo o Brasil, revelou que 80% dos clientes consideram a experiência oferecida por uma marca tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece. A pesquisa visou entender melhor como pensam e o que querem os hiperconectados de hoje, e como as empresas podem conquistar a confiança e a fidelidade desse público por meio do atendimento.

De acordo com o levantamento, 57% de todos os participantes deixaria de contratar um serviço de uma marca caso uma experiência melhor seja oferecida pela concorrência. Entre os brasileiros, 89% declararam que o mais importante é a experiência que a marca possibilita. Um fator essencial para isso é ser tratado como uma pessoa e não apenas como um número, algo citado por 94% dos entrevistados.

“A pesquisa mostra que a confiança e o equilíbrio entre personalização e privacidade são fatores chave para atender às expectativas dos clientes na Quarta Revolução Industrial. Isso está influenciando a maneira como os consumidores pensam e agem”, explicou o diretor de Marketing da Salesforce para América Latina, Daniel Hoe.

A tecnologia desempenha um papel especial nas novas expectativas dos clientes em todo o mundo e 59% dos participantes do estudo afirmaram que as empresas precisam oferecer experiências digitais de última geração para manter seus clientes. Entre os brasileiros, 68% citaram que a Inteligência Artificial (AI) já vem transformando ativamente suas relações com as marcas.

“O cliente não aceita mais ser tratado como número e ter que digitar o CPF ou o código de assinante várias vezes em um mesmo contato, ele quer que a empresa antecipe o seu problema e o informe que ele já foi resolvido”, comentou Hoe.

Apesar da preocupação com a segurança, 82% dos clientes aceitariam compartilhar dados pessoais em troca de experiências melhores e mais humanizadas, enquanto 85% aceitariam compartilhar informações relevantes para receber atendimento proativo. Os brasileiros responderam que as marcas devem ser transparentes sobre como utilizam os dados dos clientes, mostrar comprometimento para proteger tais informações e dar ao consumidor controle sobre o que pode ser coletado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcel Buono

Marcel Buono tem 1660 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS