Especial para o Portal PANROTAS Marcel Buono   |   14/06/2018 11:11

Estudo sugere que nova Embratur siga exemplo da Brand USA

Estudo visa auxiliar planejamento de estratégias inovadoras para atrair mais turistas estrangeiros

Riotur / Alexandre Macieira
O Rio de Janeiro é o principal portão de entrada de estrangeiros no Brasil
O Rio de Janeiro é o principal portão de entrada de estrangeiros no Brasil
Uma pesquisa encomendada pela Embratur à Fundação Getúlio Vargas sobre o panorama global da promoção do Turismo atestou que a entidade precisa se modernizar. O material sugere que a autarquia deve e seguir exemplos de organizações de sucesso que atuam internacionalmente utilizando modelos híbridos e mais flexíveis, como a Brand USA, por exemplo, já que podem contar com fontes alternativas de recursos.

Um dos objetivos da pesquisa é servir como base para a criação de um plano de ação para o modelo de operação da nova Embratur, que deve potencializar os investimentos em promoção dos destinos brasileiros no exterior. No modelo atual, a Embratur é um órgão vinculado ao Ministério do Turismo, tendo como única fonte de recursos o orçamento da União.

“Nosso objetivo é modernizar a atuação da Embratur, independentemente da aprovação, em curto, médio ou longo prazo, da mudança no modelo de gestão do instituto. Nossos concorrentes da América do Sul, por exemplo, têm planejado e investido mais em promoção e já se aproximam do Brasil no número de turistas internacionais”, ressaltou a presidente da Embratur, Teté Bezerra.

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), cerca de 90% do Turismo internacional é realizado entre países próximos ou que compartilham limites geográficos. Para a mandatária, a promoção deve ser intensificada principalmente nesses países limítrofes, e o Chile pode servir de exemplo para o Brasil.

“Quase 4,5 milhões de chilenos viajam para fora de suas fronteiras por ano e cerca de 300 mil vêm ao Brasil, o que mostra que temos potencial de crescimento nos países vizinhos. Precisamos inovar e investir em novos mercados, não apenas nos tradicionais e maiores emissores”, recomendou Teté.

A pesquisa identificou que o Turismo internacional continua em rota ascendente e com desempenho superior às expectativas. Em 2017, o número de chegadas internacionais cresceu 6,7%, enquanto as receitas internacionais subiram 4,8%. As perspectivas para os próximos anos também são promissoras, inclusive para o Brasil. O crescimento esperado das chegadas internacionais no País até 2022 é de 23%, segundo previsões do Instituto Euromonitor.

“O Turismo não vai parar de crescer. A tendência é que o setor cresça tanto no número de viagens internacionais quanto na geração de empregos. O País não se destaca apenas nos segmentos Sol e Praia, mas também nos nichos de Cultura e Natureza, muito procurados por turistas estrangeiros”, contou o pesquisador da FGV, André Coelho.

A expectativa é que o resultado completo deste trabalho seja apresentado durante a Abav Expo 2018, marcada para o mês de setembro, em São Paulo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcel Buono

Marcel Buono tem 1667 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS