Janize Colaço   |   10/09/2018 16:30

Nicarágua: chegada internacional cai 61% por conflitos políticos

Houve uma queda de 61% das chegadas internacionais

Flickr / Russell Johnson
Iglesia la Merced, em Granada
Iglesia la Merced, em Granada

Uma pesquisa recente realizada pela Forward Keys indica que a instabilidade política da Nicarágua teve um efeito devastador sobre o turismo receptivo no país. Segundo a consultoria, houve uma queda de 61% das chegadas internacionais no período entre abril e julho de 2018.

Recentemente, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) informou que 322 pessoas morreram desde 18 de abril — período em que o conflito teve início. Desse número, 21 eram policiais e outros 23 eram crianças e adolescentes. Além disso, centenas de pessoas continuam presas.

"As notícias e imagens da Nicarágua são terríveis. Embora os turistas não sejam o foco da violência, o que estamos vendo é uma demonstração clara de que a instabilidade política prejudica a imagem de um destino e do seu turismo receptivo", destacou o CEO da Forward Keys, Olivier Jager.

Os principais mercados de origem da América Central e do Caribe são os Estados Unidos, Canadá e a Espanha. No caso da Nicarágua, as chegadas de visitantes desses mercados caíram substancialmente, com uma redução de 67% nas chegadas de estadunidenses entre abril e julho; as chegadas do Canadá caíram 49%, e da Espanha, 47%.

Vale destacar que o Turismo é uma indústria de vital importância no país, uma vez que é responsável por 15% das receitas de exportação, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Antes dos problemas, o WTTC esperava que as receitas das exportações associadas ao Turismo crescessem 7,7% em 2018 — o número é incerto atualmente.

NA VIZINHANÇA
A instabilidade da Nicarágua tem deixado rastros em seus vizinhos. Honduras, que faz fronteira a Noroeste, e a Guatemala, fronteiriça com Honduras também a Noroeste, foram afetados por sua proximidade com o conflito.

As chegadas aéreas em Honduras caíram 5%, enquanto na Guatemala a redução foi de 3% durante o mesmo período. Os desembarques na Costa Rica, em contrapartida, mantiveram um crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS