Marcos Martins   |   14/12/2018 15:19

Fecomercio-SP: 2019 deve consolidar a retomada da economia

Novas medidas econômicas do próximo governo do Brasil influenciarão diretamente no mercado, segundo análise da federação paulista


Pixabay
Fecomercio-SP tem previsões otimistas para a economia
Fecomercio-SP tem previsões otimistas para a economia
O ano de 2018 foi o segundo ano de recuperação da economia brasileira, ainda que muito abaixo do que era esperado para o período nas projeções feitas no fim do ano passado. Entre 2014 e 2016, o País perdeu 8% do seu produto interno bruto (PIB) e o consumo das famílias caiu cerca de 20%.

Segundo projeções da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), neste ano o PIB tende a fechar com elevação de 2%. A inflação, medida pelo IPCA, deve atingir 4%, enquanto as vendas do varejo no Brasil devem fechar positivas em 3%, mesma taxa de crescimento esperada para a indústria.

Ainda de acordo com a Fecomercio-SP, o mercado e o setor produtivo esperam um novo governo que coloque de forma clara as medidas prioritárias e suas diretrizes sobre a política econômica. Além de promover ajustes fiscais, reduzir seu grau de interferência, possibilitar encaminhamento e aprovação das reformas nas áreas tributária, previdenciária e de gastos públicos e diminuir a burocracia, estimulando o ambiente de negócios.

CONFIANÇA

De imediato, o varejo e o setor de serviços provavelmente se beneficiarão da confiança em alta, e o Natal tende a ser um momento mais positivo do que a média do ano, indicando um bom começo em 2019.
As projeções da Federação apontam ainda que, em 2018, a expectativa é de um superávit de US$ 55 bilhões na balança comercial brasileira, saldo positivo que deve se repetir em 2019, em US$ 40 bilhões.

Diante do quadro ainda de incertezas, mas visto com otimismo pela entidade, as projeções para 2019 são melhores do que as dos últimos anos. Além disso, as privatizações e aceleração das concessões propostas pela nova equipe econômica também podem impulsionar investimentos de forma relativamente rápida no País nos próximos anos, o que beneficia a geração de emprego e renda e, consequentemente, consumo, de acordo com análise da Fecomercio-SP.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marcos Martins

Marcos Martins tem 2880 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS