Bruno De Lima   |   23/01/2019 13:04

Confiança do comércio tem melhor janeiro em 5 anos

Maior confiança na economia levou a 74,6% dos empresários entrevistados pela pesquisa declararem terem intenção de contratar nos próximos meses.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) alcançou 120,9 pontos em janeiro. O valor representa a quinta alta mensal consecutiva e o melhor desde 2014, quando marcou 122,6 pontos.

Os resultados podem servir como indicador do otimismo do mercado em relação ao período de recuperação econômica que o País está passando, conforme aponta o economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fábio Bentes.

“A valorização do real nas últimas semanas, a desaceleração dos preços e a atual trajetória de queda do desemprego favorecem o consumo neste início de ano, justificando a percepção mais positiva das vendas por parte dos empresários do comércio”.

A ideia de recuperação também é reforçada pelos resultados referentes às expectativas dos empresários, que permaneceram em crescimento. Os dados de janeiro apontaram um valor 9,1% maior do que o apresentado em dezembro de 2018. Dos cerca de seis mil empresários pesquisados, 94% esperam por melhora das condições econômicas.

Divulgação ABR/Agência Brasil
Maior confiança dos empresários levou 74,6% dos empresários declararem que tem intenções de contratar nos próximos meses.
Maior confiança dos empresários levou 74,6% dos empresários declararem que tem intenções de contratar nos próximos meses.

MAIS EMPREGOS?

Em janeiro, 74,6% dos entrevistados declararam estar propensos a contratar mais funcionários nos próximos meses, representando o maior percentual de intenções para os meses de janeiro desde o início da pesquisa, em 2011. Essa alta na tendência de buscar novos colaboradores também elevou o subíndice da pesquisa que mede o apetite de investimento por parte dos empresários – com alta de 4,2%.

Os demais componentes dos investimentos apontam queda do pessimismo nos últimos meses. Por volta de 46% dos empresários possuem planos de ampliação de investimentos nas lojas existentes ou em novas unidades e 24,2% percebem os níveis de estoques como “acima do adequado”; em ambos os casos, os menores percentuais dos últimos quatro anos.

Você pode conferir a pesquisa completa clicando neste link.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno De Lima

Bruno De Lima tem 61 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS