Bruno De Lima   |   23/01/2019 13:04

Confiança do comércio tem melhor janeiro em 5 anos

Maior confiança na economia levou a 74,6% dos empresários entrevistados pela pesquisa declararem terem intenção de contratar nos próximos meses.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) alcançou 120,9 pontos em janeiro. O valor representa a quinta alta mensal consecutiva e o melhor desde 2014, quando marcou 122,6 pontos.

Os resultados podem servir como indicador do otimismo do mercado em relação ao período de recuperação econômica que o País está passando, conforme aponta o economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Fábio Bentes.

“A valorização do real nas últimas semanas, a desaceleração dos preços e a atual trajetória de queda do desemprego favorecem o consumo neste início de ano, justificando a percepção mais positiva das vendas por parte dos empresários do comércio”.

A ideia de recuperação também é reforçada pelos resultados referentes às expectativas dos empresários, que permaneceram em crescimento. Os dados de janeiro apontaram um valor 9,1% maior do que o apresentado em dezembro de 2018. Dos cerca de seis mil empresários pesquisados, 94% esperam por melhora das condições econômicas.

Divulgação ABR/Agência Brasil
Maior confiança dos empresários levou 74,6% dos empresários declararem que tem intenções de contratar nos próximos meses.
Maior confiança dos empresários levou 74,6% dos empresários declararem que tem intenções de contratar nos próximos meses.

MAIS EMPREGOS?

Em janeiro, 74,6% dos entrevistados declararam estar propensos a contratar mais funcionários nos próximos meses, representando o maior percentual de intenções para os meses de janeiro desde o início da pesquisa, em 2011. Essa alta na tendência de buscar novos colaboradores também elevou o subíndice da pesquisa que mede o apetite de investimento por parte dos empresários – com alta de 4,2%.

Os demais componentes dos investimentos apontam queda do pessimismo nos últimos meses. Por volta de 46% dos empresários possuem planos de ampliação de investimentos nas lojas existentes ou em novas unidades e 24,2% percebem os níveis de estoques como “acima do adequado”; em ambos os casos, os menores percentuais dos últimos quatro anos.

Você pode conferir a pesquisa completa clicando neste link.

Tópicos relacionados