Marcos Martins   |   28/02/2019 15:58

Empresas de hotelaria estão otimistas no primeiro semestre

Pesquisa do Ministério do Turismo revela que os empresários de São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco têm maiores expectativas de alta no faturamento


Reprodução Hilton Garden Inn
Empresários de São Paulo têm as maiores expectativas de crescer no faturamento
Empresários de São Paulo têm as maiores expectativas de crescer no faturamento
O primeiro semestre do ano será positivo para a indústria de Turismo com o segmento de hospedagem. Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com 682 empreendimentos de todo o País revela que 67,6% dos empresários ouvidos pretendem realizar investimentos nos próximos meses e 47,8% acreditam no aumento de faturamento, configurando os maiores percentuais de otimismo verificados desde o início da pesquisa, em janeiro de 2018.

As maiores expectativas de aumento de faturamento com hospedagem foram verificadas entre os empresários de São Paulo (59,8%), Estado com a maior oferta de leitos do Brasil, Minas Gerais (59,3%) e Pernambuco (56,3%). Na projeção de realização de investimentos nos próprios negócios, os percentuais mais altos foram verificados em Pernambuco (25%), Rio Grande do Norte (23,1%) e Minas Gerais (22%).

No comparativo por regiões, o Norte e Centro-Oeste lideram com os maiores percentuais de hoteleiros dispostos a investir em seus estabelecimentos até julho com 21,2% e 19,9%, respectivamente. As demais regiões apresentam índices menores: Sudeste (17,6%), Nordeste (17,3%) e Sul (11,9%).

Sobre perspectiva de aumento de faturamento, está na frente a região Sudeste. Mais da metade dos empresários entrevistados da região (54,9%) esperam faturar mais até julho. Em seguida, os maiores percentuais de otimismo aparecem o Centro-Oeste (46%) e Nordeste (43,4%).


RESULTADO GERAL

No Brasil, a elevação do grau de otimismo entre os hoteleiros ocorreu em relação a seis dos sete itens pesquisados pela equipe técnica do Ministério do Turismo.

Depois do faturamento e da pretensão de investimentos, o maior percentual de expectativas positivas no quarto trimestre (44,8%) ocorreu no quesito demanda por serviços ofertados. Em seguida, com 43,4%, vem o crescimento da demanda pelo destino onde o empreendimento está localizado.

“O segmento de hospedagem é de extrema relevância para o Turismo e, por isso, funciona como um termômetro para medir o desempenho do setor como um todo. Se os hoteleiros estão otimistas é um bom sinal para a economia do Turismo”, afirma o ministro Marcelo Álvaro Antônio.

A curva ascendente na percepção do empresariado é verificada também na expectativa do aumento de número de turistas no destino (38,2%) e na rentabilidade do setor de Turismo como um todo (36%).

Somente no item de número de empregados houve leve retração em relação ao trimestre anterior, de 22,1% para 21,5%. Entretanto, no primeiro e no segundo trimestre de 2018, apenas 17% dos empresários tinham perspectiva de aumento ou manutenção dos postos de trabalho.

Tópicos relacionados