Danilo Teixeira Alves   |   06/03/2020 14:06

OMT prevê perdas de até US$ 50 bilhões com surto de Covid-19

A OMT revisou suas perspectivas de chegadas de turistas internacionais para um crescimento negativo

A Organização Mundial de Turismo (OMT), em uma atualização sobre a resposta do setor ao surto de coronavírus (Covid-19), apontou para uma diminuição nas chegadas e nas receitas internacionais do setor em 2020. A organização pede que as medidas de saúde pública precisam ser implementadas de maneira a minimizar quaisquer perturbações desnecessárias nas viagens e no comércio.

A OMT revisou suas perspectivas para 2020 de chegadas de turistas internacionais para um crescimento negativo de 1% a 3%, traduzindo-se em uma perda estimada de US$ 30 a 50 bilhões em receitas internacionais.
Antes do surto de COVID-19, a OMT previa um crescimento positivo de 3% a 4% para este ano. Essa primeira avaliação espera que a Ásia e o Pacífico sejam a região mais afetada, com uma queda prevista de 9% a 12% nas chegadas. Atualmente, as estimativas para outras regiões do mundo são prematuras, tendo em vista a rápida evolução da situação.


NIAID-RML

“A OMT salienta que qualquer estimativa deve ser tratada com cautela e é provável que seja atualizada. Preparando para recuperação, a organização pede apoio financeiro e político para medidas de recuperação destinadas ao Turismo e inclua apoio ao setor nos planos e ações de recuperação mais amplos das economias afetadas”, diz a OMT, em comunicado.

O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, enfatiza ainda que “pequenas e médias empresas representam cerca de 80% do setor estão particularmente expostas a milhões de meios de subsistência em todo o mundo, inclusive em comunidades vulneráveis, dependendo do Turismo”.

Ainda segundo ele, compromissos políticos e financeiros são essenciais para garantir que o Turismo possa levar a uma recuperação econômica e social mais ampla, como comprovado em rupturas anteriores, apoiadas na natureza altamente resiliente do setor e em sua capacidade de se recuperar fortemente. “Nas últimas décadas, o Turismo atingiu a maioridade e agora está firmemente estabelecido como um importante contribuidor para o desenvolvimento sustentável, crescimento econômico, emprego e entendimento internacional”, concluiu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS