Residentes do RJ estão menos propensos a viajar com a pandemia

|

Foto: Riotur_Alexandre Macieira
A pesquisa mostra que os residentes do Rio de Janeiro estão mais propensos a conhecer a própria cidade
A pesquisa mostra que os residentes do Rio de Janeiro estão mais propensos a conhecer a própria cidade
A Unigranrio realizou uma pesquisa para identificar os efeitos da pandemia no Turismo e fez um recorte especial sobre a cidade do Rio de Janeiro. Os principais objetivos eram identificar a mudança de percepção e comportamento e os resultados da pesquisa foram avaliados em uma média de uma escala de 0 a 10. Entre os 1296 residentes entrevistados, foi identificada uma queda na propensão de viajar tanto domesticamente (-28%) quanto internacionalmente (-36%).

A saúde e condições sanitárias também foram aspectos que sofreram grande alteração. Antes, os viajantes quase não pesquisavam sobre as condições sanitárias do destino (média 4,7), mas com a pandemia, houve um aumento de 79% neste tipo de ação. A lotação de pessoas em um atrativo turístico também não era uma preocupação (média 4,9) e passou a ser com um aumento de 81%. A preocupação com a própria saúde aumentou em 20%.

Sobre o comportamento enquanto consumidores, a pandemia parece ter aumentado o tempo em que os viajantes estão conectados. Antes da pandemia, os respondentes já se consideravam conectados (média 7,7) e informados (média 7,6), mas ambos aspectos aumentaram: o primeiro em 11% e o segundo em 8%. A responsabilidade com o meio ambiente também aumentou em 6% com a pandemia.

Outros dados registrados foram:

  • O quanto a informação sobre monitoramento do covid-19 afetará a sua decisão da sua viagem? Média de 8,99
  • O quanto considera importante a atividade turística para o seu bem estar? Média de 8,78
  • O quanto considera a atividade turística importante para o desenvolvimento econômico da cidade onde reside? Média de 9,34
  • O quanto acredita conhecer os atrativos turísticos da cidade onde reside? Média de 7,76

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA