Da Redação   |   14/07/2021 11:25   |   Atualizada em 14/07/2021 11:26

Pandemia impulsiona o on-line dos MEI no Turismo

Sebrae identifica o índice no estudo O Impacto da pandemia do coronavírus nos Pequenos Negócios


Shutterstock

Mais da metade dos microempreendedores individuais (MEI) do Turismo vendem seus produtos pela internet durante a pandemia. É o que aponta o Sebrae em pesquisa feita com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Chamado O Impacto da pandemia do coronavírus nos Pequenos Negócios, o estudo aponta que as vendas on-line aumentaram com a pandemia e estão sendo responsáveis por parte significativa das vendas de produtos e serviços dos pequenos negócios.

A pesquisa detectou que mais da metade do faturamento de 1/3 dos microempreendedores individuais (MEI), que atuam nesse mercado, provém dessa fonte. Entre os donos de micro e pequenas empresas esse percentual cai para 22%.

Mais da metade dos microempreendedores individuais do Turismo alegaram ter mais de 50% das vendas oriundas da internet, seguidos pelos da Economia Criativa (46%), Indústria Alimentícia (45%) e Artesanato (43%).

“O MEI depende mais das ferramentas digitais do que as micro e pequenas empresas. A pesquisa mostra que, quando o assunto é comercialização de produtos de forma on-line, pesa mais o porte do negócio do que o segmento de atuação dos empreendedores”, destaca o presidente do Sebrae, Carlos Melles. Entre as 21 atividades analisadas, em 14, a importância do comércio eletrônico no faturamento foi maior para os MEI.

Em uma outra edição da pesquisa de Impacto, o Sebrae já havia detectado que a plataforma Whatsapp é a preferida pelos empreendedores que se inseriram no mundo virtual, com 84% de adeptos. Cerca de 90% das empresas que exercem atividades como Artesanato, Beleza e Moda, e que digitalizaram sua comercialização, usam esse recurso para vender seus produtos e serviços. Instagram e Facebook são as próximas opções, com 54% e 51%, respectivamente e apenas 23% dos negócios vendem por sites próprios.

PRESENÇA DIGITAL
O Sebrae dedica o mês de julho à temática da presença digital. Ao longo de todo o mês, será realizada uma série de atividades voltadas ao debate sobre a importância da transformação digital nos pequenos negócios. A pesquisa de Impacto da Pandemia nas MPE mostra que quem aderiu às vendas online e soube explorar melhor as ferramentas sentiu menos as consequências da crise. A comercialização de produtos pela internet foi acelerada pela pandemia. Por isso, conheça todas as soluções de gestão disponibilizadas, gratuitamente, pelo Sebrae e acompanhe a programação nas redes sociais da instituição.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias