Brasileiros buscam Nordeste, Disney e Cruzeiros na internet; veja ranking

|

A partir desta semana, a PANROTAS e a Semrush, uma plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade on-line, iniciam uma parceria para trazer à indústria de Viagens e Turismo o retrato e as análises da busca on-line por viagens.

“O setor de Viagens e Turismo foi um dos mais afetados pela crise gerada pela pandemia no Brasil, chegando a perder bilhões de reais no período mais crítico. Entretanto, com o avanço da vacinação no País e as fronteiras abrindo para brasileiros 100% imunizados, há perspectivas de retomada do Turismo. A parceria de conteúdo da Semrush com a PANROTAS foca justamente em monitorar esse mercado a partir de nossa ferramenta de análise de tráfego e observar o comportamento de busca dos consumidores brasileiros por viagens ao longo do ano e trazer ideias que possam sustentar melhores estratégias de marketing para o mercado”, explica Erich Casagrande, Marketing Manager Lead da Semrush no Brasil.

“O Turismo já tem uma presença consistente on-line e queremos ajudar os players do setor a ler o comportamento do viajante nesse momento de retomada e nos movimentos a seguir. A parceria com a Semrush vai trazer dados de busca de viagens, destinos e temas relevantes para quem trabalha com Turismo. Já podemos ver nos primeiros índices que divulgamos hoje que o Turismo voltou com tudo na busca on-line, com destaque para os cruzeiros, destinos do Nordeste e os Estados Unidos/Disney”, complementa o editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade.

Confira abaixo os cinco indicadores que trouxemos para o lançamento da parceria, comparando os dados de setembro de 2021 com os de outubro de 2019, considerado o melhor mês daquele ano em vendas de viagens.

NORDESTE EM ALTA
O verão 2021/22 será mesmo das viagens domésticas, com praias, resorts e cruzeiros lotados.
No levantamento do Portal PANROTAS com a plataforma Semrush, apenas três destinos fora do Nordeste integram o Top 10 de destinos mais buscados na internet.

Divulgação/Prefeitura de Fortaleza
Fortaleza
Fortaleza
DESTINOS NACIONAIS (setembro 2021)

1 – Fortaleza, 1,8 milhão de buscas
2 – Porto Seguro (Bahia), 673 mil buscas
3 – Maragogi (Alagoas), 550 mil buscas
4 – Rio de Janeiro, 450 mil buscas
5 – Porto de Galinhas (Pernambuco), 450 mil buscas

Ou seja, o brasileiro quer sol e praia. Quer relaxar e se divertir em destinos com opções à beira-mar, com predominância do Nordeste do Brasil.

Arraial do Cabo (praia no litoral norte do Rio de Janeiro), Gramado (Serra Gaúcha), Jericoacoara (praia no Ceará), Fernando de Noronha (arquipélago paradisíaco em Pernambuco) e Ubatuba (para em São Paulo) completam o Top 10.

Na comparação com outubro de 2019, apenas Fortaleza, Arraial do Cabo e Jericoacoara ainda estão com números absolutos de buscas um pouco menores (cerca de 20%). Os demais têm crescimentos expressivos, como 82% para Maragogi em relação às buscas em 2019.

E então agentes de viagens e operadores, vocês têm esses destinos na prateleira? Para todos os públicos?


Divulgação/Cleiton Thiele/Natal Luz
Natal Luz de Gramado
Natal Luz de Gramado
VIAJAR PARA...

Quando pesquisas a expressão “viajar para” seguida dos principais destinos nacionais, o vencedor foi Gramado, na Serra Gaúcha. Em seguida vêm Fortaleza, Jericoacoara, Fernando de Noronha e Maragogi. Porto Seguro, Porto de Galinhas, Rio de Janeiro, Salvador e Nordeste completam o Top 10. Alguma dúvida da atratividade do sol e mar?

DESTINOS INTERNACIONAIS (setembro de 2021)
Entre os destinos no Exterior, os Estados Unidos reinam absolutos nas buscas dos brasileiros, com a Disney em primeiro lugar.
Divulgação
Walt Disney World
Walt Disney World
1 – Disney, com aumento de mais de 200% sobre outubro de 2019, passando de 820 mil buscas. Em julho, as buscas para a Disney chegaram a 1,5 milhão.
2 – Portugal, com 123% de aumento nas buscas na internet pelos brasileiros, ficou com 673 mil.
3 – Estados Unidos, também com o mesmo aumento que Portugal e 301 mil buscas
4 – Alemanha
5 – Cancún
6 – Paris
7 – Roma
8 – Espanha
9 – México
10 – Nova York

Todos os destinos internacionais do Top 10 apresentaram crescimento de buscas em setembro de 2021 em relação a outubro de 2019, pré-pandemia.

Machu Picchu, Punta Cana, Miami, Buenos Aires e Caribe completam o Top 15, mas esses destinos ainda apresentam buscas menores que em outubro de 2021.

Pixabay/Rúben Marques
Portugal
Portugal
VIAJAR PARA...

Na pesquisa “viajar para” destinos no Exterior, Portugal assume a ponta, com quase 1,9 mil buscas. Na sequência, Cancun, Disney, Paris, Espanha, Buenos Aires, Alemanha, Nova York, Estados Unidos e Orlando. Todos destinos abertos ou em vias de reabrir (caso dos Estados Unidos).

BRASILEIRO QUER NAVEGAR
Também pedimos à Semrush uma busca por palavras-chave genéricas relacionadas a viagens em geral.

Os cruzeiros, que chegaram ao “fundo do poço” em abril de 2020 com 1,2 milhão de buscas na internet no Brasil, voltaram ao topo. O setor ainda não chegou aos 9,1 milhões de buscas de outubro de 2019, mas em setembro passado ultrapassou as 7,4 milhões de buscas.

Divulgação
Confira o ranking:


1 – CRUZEIROS
2 – PARQUES AQUÁTICOS
3 – CHALÉS
4 – RESORTS
5 – ALL INCLUSIVE
6 – VIAGEM EM FAMÍLIA
7 – FÉRIAS EM FAMÍLIA
8 – FÉRIAS DE VERÃO
9 – VIAJAR NO NATAL
10 – FÉRIAS DE FIM DE ANO

As famílias e as atrações com crianças são destaques, além das hospedagens para as famílias, com os chalés ocupando a terceira posição, talvez por ser uma opção mais privativa e isolada de meio de hospedagem.

Fonte: Semrush

SOBREA A SEMRUSH HOLDINGS
É uma plataforma SaaS de gerenciamento de visibilidade on-line que permite que empresas globalmente executem otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e campanhas de pesquisa competitiva e obtenha resultados mensuráveis de marketing on-line. A Semrush é líder em oferecer ideias e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. A Semrush, com mais de 67.000 clientes, está sediada em Boston e possui escritórios na Filadélfia, Dallas, Praga, São Petersburgo, Varsóvia e Limassol.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA