Nathalia Ribeiro   |   09/03/2022 09:42   |   Atualizada em 09/03/2022 09:48

Cresce busca de passagens para destinos pouco explorados no Brasil

De acordo com o levantamento da ViajaNet, o Norte do País concentra o maior número de destinos


Unsplash/Romain Mathon
De acordo com o levantamento da ViajaNet, o Norte do País concentra o maior número de destinos
De acordo com o levantamento da ViajaNet, o Norte do País concentra o maior número de destinos
Com o avanço da vacinação, flexibilização das restrições e reabertura de locais turísticos, a procura por passagens aéreas já apresenta crescimento. Nota-se que o comportamento dos turistas sofreu mudanças, houve um aumento de buscas por destinos pouco explorados no País, segundo um recente levantamento da ViajaNet, agência de Turismo virtual, que apurou o volume de compra de bilhetes para voos domésticos dentro de sua plataforma até o dia 25 de fevereiro.

De acordo com o comparativo anual, que considerou janeiro de 2020 a janeiro de 2021, houve um aumento de emissão de passagens para a região Norte, sendo Pará e Roraima com acréscimo de 2% de aquisições cada um. Na sequência, aparece Mato Grosso, no Centro-Oeste (1%), depois Paraná, no Sul, que manteve o mesmo nível de procura de um ano para o outro, e Piauí, no Nordeste, que, no comparativo anual, apresenta uma queda de 2% no interesse dos viajantes.

Já na comparação mensal, entre janeiro 2021 e janeiro de 2022, Paraná fica em primeiro lugar na lista, com maior aumento na compra para destinos que geralmente são menos procurados, saltando de 12% para 15%, seguida por Piauí, que saí de 12% e vai para 13%, Roraima cresce de 8% para 9%. Pará assume a quarta posição, mantendo 13% de interesse de um mês para o outro, enquanto Mato Grosso apresenta uma queda na análise mensal e caí de 12% para 10%.

Mesmo com o nível de confiança e o desejo de retomar antigos hábitos, há uma mudança nos hábitos dos turistas, apontando que o ecoturismo se destaca. De acordo com o Ministério do Turismo (MTur), que lançou a Revista de Tendências do Turismo, produzido pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur), em fevereiro, com projeções para o segmento para 2022, aponta 25 destinos que são tendências em todo território nacional e destaca Boa Vista, capital de Roraima, além de Alter do Chão e Belém (PA) e Serra da Capivara (PI).

A gerente de marketing do ViajaNet, Daniely de Oliveira, reforça que apesar de ser um momento otimista para o setor de Turismo e de maior procura, isso não significa que os cuidados com a saúde também devem parar. “Aglomerações e locais fechados ainda não representam total segurança para quem teme o contágio do vírus de covid-19 e é importante estar com as doses da vacina em dia para quem deseja viajar com mais tranquilidade e segurança. Uma tendência marcante é que uma parcela da população, preocupada com a saúde, está indo em busca de destinos para descansar, mas focando em locais pouco notados, que podem ser verdadeiros paraísos”, finaliza.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias