Eventos impulsionam recuperação do Turismo em São Paulo
Em março, índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT) cresceu 12,5%

O que também avançou, em março, foi a movimentação nas rodoviárias. Pouco mais de 1 milhão de passageiros passaram pelos terminais da capital (quase 600 mil a mais do que em março do ano passado). No comparativo mensal, a alta foi de 24,1%. Os aeroportos de São Paulo, Congonhas e Guarulhos, por sua vez, receberam 3,9 milhões de passageiros. Em relação a fevereiro, houve aumento de 16,3%. Já na comparação anual, a alta foi de 146%.
A retomada do Turismo também impactou o emprego. As atividades relacionadas ao setor apresentaram alta de 0,3% na comparação mensal (5% no contraponto anual), representando 18 mil novos trabalhadores com carteira assinada em relação aos números de março de 2021.
Espera-se, segundo aponta a FecomercioSP, que o faturamento do Turismo cresça 3,5% em comparação ao segundo mês do ano, e 104%, no contraponto anual. Esta previsão de aumento está relacionada à volta dos eventos corporativos, que movimentam hotéis, montagens, serviços de caterings etc.
PERPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS MESES
Na avaliação do Conselho de Turismo da FecomercioSP, o resultado positivo do IMAT no mês passado não foi uma surpresa. Além da demanda reprimida pela pandemia, as empresas estão retomando a agenda de eventos, o que movimenta a cadeia de Turismo na cidade, a despeito da situação econômica do País. O Festival Lollapalooza, por exemplo, contribuiu para a circulação de milhares de pessoas, envolvendo meios de hospedagens, transportes, alimentação etc.

"É importante que os empresários equilibrem sua oferta, considerando próximos feriados e datas comemorativas que possam justificar a visita de turistas para compras e para participação em shows e outros eventos sociais”, destaca.
Em abril, a tendência também é de alta graças aos feriados da Sexta-Feira Santa e de Tiradentes, que contou, ainda, com os dias de carnaval.