Karina Cedeño   |   14/10/2022 12:57
Atualizada em 14/10/2022 15:00

Europa é o destino preferido para viagens internacionais, diz estudo

Estudo da ABBV revelou as preferências dos turistas


Unsplash/Anthony Delanoix
França, Itália, Alemanha Inglaterra, Portugal, Espanha e Holanda são os países que mais aparecem na lista de desejos dos viajantes
França, Itália, Alemanha Inglaterra, Portugal, Espanha e Holanda são os países que mais aparecem na lista de desejos dos viajantes
A Associação Brasileira de Blogs de Viagem (ABBV) acaba de divulgar, em parceria com a Idealis Research, uma nova edição da pesquisa sobre a Influência dos Blogs de Viagem sobre o Turista Brasileiro, realizada dez anos após a primeira edição, feita em 2012.

O estudo revelou que a Europa é o destino preferido para viagens internacionais, sendo a escolha de 65,9% dos entrevistados. Em seguida, vem a América do Norte (Estados Unidos e Canadá), com 41,1%. Europa e América do Norte aparecem também na preferência dos viajantes para os próximos dois anos, com 48,2% e 15,1%, respectivamente. Entre os países mais citados na pesquisa estão França, Itália, Alemanha Inglaterra, Portugal, Espanha, Holanda, Estados Unidos (Nova York, Miami, Flórida) e Canadá.

A Ásia ganhou destaque nessa edição do estudo e agora aparece como opção de destino internacional para 5,5% dos viajantes, com preferência por Japão, Vietnã e China. No Brasil, o perfil de destinos também apresentou mudanças quando comparado com a edição de 2012: apesar de o Nordeste e as cidades litorâneas ainda serem a principal escolha para viagens feitas uma ou duas vezes ao ano, a procura por cidades históricas para viagens sem período definido aparece na preferência de 50,1% dos entrevistados.

O avião continua sendo o meio de transporte preferido para as viagens internacionais, com 95,6%. Já para as nacionais, ele é citado por 52,5% e o carro por 42,1%. A média de tempo das viagens internacionais é de 23 dias, enquanto as nacionais duram em média 10,5 dias.

Canais de Consulta e Planejamento das Viagens
Os blogs de viagem são as principais fontes sobre os destinos a serem visitados (53,2%), enquanto a indicação de familiares e amigos influencia 37,9% dos viajantes.

Após definição do destino, 69,6% dos turistas faz o planejamento de sua viagem por conta própria, com busca pela internet, reservas e compras on-line. 48,7%, por sua vez, preferem planejar sozinhos e comprar pela internet ou telefone. Por fim, 24,6% montam o próprio roteiro e compram com um agente de viagens.

Em números globais, 95,4% dos leitores de blog compram passagens aéreas, reservam hotéis, ingressos, passeios e experiências pela internet. A maioria dos viajantes procura combinar viagem econômica com praticidade e conforto. Citando a segurança na compra, a maior parte das pessoas que visitou a Europa adquiriu os serviços por meio de um agente de viagem. E a maioria dos serviços, como passagens aéreas e hotéis, são comprados em operadoras de viagem, portais de milhas ou diretamente nos sites das companhias aéreas.

Confiança nos blogs
A pesquisa avaliou o índice de confiança dos canais de consulta sobre viagens. Os blogs de viagem mantêm um alto índice de confiabilidade, com 51,1%, seguidos por portais de viagens e Turismo (25,5%), guias turísticos (25,4%) e revistas de Turismo (22,3%). 11,6% dos viajantes dizem não confiar nos “canais de famosos”, enquanto 7,3% não confiam nas informações de mídias sociais. O índice de desconfiança dos blogs de viagem é de 0,9%. 96,6% dos entrevistados diz confiar muito ou parcialmente nos blogs de viagem.

Sobre a frequência de leitura, 50,9% dos viajantes dizem consultar frequentemente os blogs de viagem. Já 45,5% dos entrevistados leem esses blogs sempre que estão planejando uma viagem. Apenas 2,4% dizem consultá-los ocasionalmente.

A exemplo do que ocorre com jornais e revistas, alguns blogs publicam relatos ou matérias de viagens feitas a convite de empresas ou escrevem por encomenda. Diante dessa situação, Qquase 90% dos entrevistados afirmaram ter conhecimento das matérias publicadas sobre viagens ‘patrocinadas’ por empresas e confiam ou não têm nada contra a prática. A minoria (7,8%) não percebe esse tipo de publicação.

Estilo do Viajante e a Pandemia
Por fim, a pesquisa sobre a Influência dos Blogs de Viagem sobre o Turista Brasileiro não poderia deixar de lado a pandemia, que teve forte impacto no mercado de viagens.

Para 59% dos entrevistados, seu estilo de viajante não mudou. 40,9% destacam falta de confiança no processo de higienização de espaços comuns, hotéis e transportes e de segurança quanto às variantes dos vírus e à vacina.

A pesquisa revelou também que é tendência a procura por viagens para lugares menos visitados, mais isolados, com serviços de hotelaria que comprovem seguir o Protocolo de Segurança contra covid-19. Atualmente, 50% estão seguros em relação aos protocolos de saúde e segurança. 33,7% disseram que não estão nem mais seguros nem mais inseguros. 10,4% dizem estar pouco seguros. Apenas 1,8% se dizem pouco seguros com relação à retomada das viagens.

Tópicos relacionados