Victor Fernandes   |   29/09/2023 16:20
Atualizada em 29/09/2023 17:40

Artur Andrade, da PANROTAS, lista 10 tendências do Turismo na ABAV EXPO

Editor-chefe da PANROTAS analisou aspectos que podem influenciar a indústria do Turismo no futuro


PANROTAS/Marluce Balbino
Artur Andrade, CCO e editor-chefe da PANROTAS
Artur Andrade, CCO e editor-chefe da PANROTAS

Qual é o futuro do Turismo? Esta é a pergunta que Artur Andrade, Chief Communications Officer e editor-chefe da PANROTAS, buscou responder durante palestra neste terceiro e último dia de Abav Expo 2023. Explorando as mudanças do Turismo e do próprio jornalismo nos últimos 30 anos, enquanto compila as mudanças de comportamento mais recentes, Andrade citou 10 aspectos que podem influenciar a indústria do Turismo e suas tomadas de decisão.

"Turismo é um ciclo que se repete e se supera. É preciso conhecer o passado para entender o futuro."

Artur Andrade, Chief Communications Officer e editor-chefe da PANROTAS

Artur iniciou a palestra analisando tudo o que aconteceu na indústria e no mundo para chegarmos onde estamos atualmente, incluindo o desenvolvimento cada vez mais rápido de novas tecnologias, incluindo o advento da Inteligência Artificial, e as inúmeras crises - bolha da internet nos anos 1990, recessão do começo dos anos 2000, 11 de setembro, grande recessão de 2008 e pandemia, entre outras.

Na questão crises, Artur também questionou quais foram as principais mudanças após a pandemia de covid-19, citando que tendências como redução das viagens, fim do trabalho presencial e maior flexibilidade para trabalhar, viajar ou estudar não se concretizaram por completo. Muito mudou, mas está havendo um boom de viagens, o trabalho híbrido parece estar sendo a opção preferida por empresas, e a flexbilidade não é tão grande assim, já que o trabalho presencial voltou até certo nível.

10 Tendências do Turismo

1. Conteúdo

Variedade de produtos, cases, experiências, relatos, fotos e reportagens é importante. "A diversidade de passageiros de vocês exige uma diversidade de conteúdo por parte de vocês, agentes de viagens", afirma Andrade.

2. Storytelling

Forma + Conteúdo + Encantamento + Valor. "Uma viagem não é só o transacional, mas é a história que você vai contar, o serviço, a assistência. O produto o on-line pode entregar".

3. Tecnologia

Automatização, distribuição, comunicação e saber sobre o que pode fazer com a tecnologia é essencial para o Turismo. Sobre a Inteligência Artificial, Artur Andrade explicou que ela será um diferencial: "Não estamos competindo a IA, mas com quem usa IA. Seja ousado, responsável e disposto a aprender".

4. Nichos e Especialização

Duas grandes apostas do Artur Andrade para nichos e especialização são luxo e esportes, mas viagens voltadas para natureza, mundo pop e bem-estar também estão em alta.

Artur também compartilhou resultados de pesquisa da TRVL Lab com os nichos mais buscados do Turismo. Confira abaixo.

  1. Turismo de sol e praia
  2. Cruzeiros
  3. Turismo histórico e cultural
  4. Parques aquáticos e temáticos
  5. Turismo gastronômico
  6. Ecoturismo
  7. Turismo religioso
  8. Turismo de bem-estar
  9. Turismo de esportes e aventura
  10. Retiros

5. Transformação do agente de viagens

Para Artur Andrade, a transformação e prosperidade do agente de viagens passa necessariamente pela união. Alguns exemplos dessa união são:

  • Político-associativa: Abav
  • Estratégica: Unav, Integração Trade, GEA, Travel Leaders
  • Financeira: Fusão, joint venture, aquisições
  • De conteúdo: Franquias, ICs, afiliados
  • Fidelização: De programas específicos a condições e benefícios, relacionamento e conhecimento da marca

6. Viagens mais complicadas

Após a pandemia, viajantes estão mais exigentes e buscando cada vez viagens mais complicadas. Para o editor-chefe da PANROTAS, este movimento é positivo para agentes de viagens, já que "ancillaries representam mais escolhas e mais produtos para vender ao viajante".

7. Personalização

De acordo com Andrade, é preciso que o agente de viagens invista na sua diferenciação e personalização dentro do mercado, sempre utilizando a tecnologia ao seu favor para produção de conteúdo e atendimento.

8. Mundo multi

Em um mundo cada vez mais multifacetado, Artur destacou a importância de conhecer a multicanalidade, cliente múltiplo, viagens com múltiplos propósitos e colaboradores multitarefas. "Mas não da para fazer tudo, é preciso selecionar", pondera.

9. Gente demais ou de menos

Questionando a mão de obra atual da indústria do Turismo, o CCO da PANROTAS afirmou que há "muita gente nova no Turismo, é preciso ter paciência, e é preciso instruir seu passageiro sobre isso. O Turismo peca em reter talentos e um grande desafio é o gerenciamento de pessoas".

10. ESG

Em seu último tópico, Artur Andrade foi categórico: "Não é mimimi. Somos diversos". Para o jornalista, a sustentabilidade - do planeta e do negócio, assim como a diversidade é importantíssima para o futuro do Turismo, e das empresas da indústria.

PANROTAS / Emerson Souza
Artur Andrade apresentou aos agentes de viagens possibilidades do setor
Artur Andrade apresentou aos agentes de viagens possibilidades do setor

Acompanhe no Portal PANROTAS a cobertura completa da 50ª Abav Expo. Para não perder nenhuma notícia, acesse https://www.panrotas.com.br/tudo-sobre/abav-expo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS