Karina Cedeño   |   19/10/2023 18:31

Latam é a empresa que mais contrata startups no Brasil; veja ranking

Dados foram divulgados pela 100 Open Startups no Ranking Top Open Corps 2023


Divulgação
No total, as corporações do setor de Viagens e Turismo estabeleceram 144 relacionamentos de negócios com 94 startups no último ano
No total, as corporações do setor de Viagens e Turismo estabeleceram 144 relacionamentos de negócios com 94 startups no último ano

A 100 Open Startups acaba de revelar o Ranking Top Open Corps 2023, em sua oitava edição, que reconhece as corporações que mais praticaram inovação aberta com startups no Brasil no último ano. Além das Top 100, também foram reconhecidas as líderes em inovação aberta em 30 categorias de mercado.

No setor de Viagens e Turismo, as corporações Top 5 foram responsáveis por 38% dos relacionamentos com startups identificados no setor. Entre os primeiros colocados, estão a Latam, na primeira posição, seguida de Localiza e Movida. Neste ano, o Ranking 100 Open Startups identificou 22 empresas que tiveram relacionamentos de open innovation com startups pela primeira vez no último ciclo (de julho de 2022 a junho de 2023), o que elevou para 59 o número de Open Corps do setor de Viagens e Turismo identificadas no País – o equivalente a 1,2% de todas as companhias que fizeram inovação aberta com startups no Brasil neste período.

No total, as corporações do setor de Viagens e Turismo estabeleceram 144 relacionamentos de negócios com 94 startups no último ano. O tipo de contrato mais comum foi a contratação de serviços ou produtos das startups, seguido pela contratação de projetos-piloto. Além disso, a maior parte dos relacionamentos das empresas deste segmento foi com startups HRtechs (15%), seguida das FinTechs, com 12%, e AutoTechs, com 9% dos relacionamentos registrados no setor.

“Os relacionamentos registrados transacionaram diretamente cerca de R$ 55 milhões contra R$ 20 milhões no ano anterior, representando um crescimento de 175%. O impacto direto em benefícios para ambos os lados, e para o setor como um todo, certamente, é muitas vezes superior a este número’, explica o CEO e fundador da 100 Open Startups, Bruno Rondani.

Veja, a seguir, o ranking das Corporações Top 5 no setor de Viagens e Turismo:

  1. Latam
  2. Localiza
  3. Movida
  4. Hotéis Mabu
  5. Unidas


Para mais informações sobre o Ranking 100 Open Corps, acesse este link.


Tópicos relacionados