Karina Cedeño   |   07/11/2023 13:54

Google revela o que os viajantes buscam na Black Friday

Estudo da plataforma mostra que há demanda e interesse na compra de viagens nesse período


PANROTAS / Karina Cedeño
Maurício Martiniano, head de Business Solutions, Data & Insights do Google
Maurício Martiniano, head de Business Solutions, Data & Insights do Google

O segmento de Turismo tem um grande potencial na Black Friday, pois há o interesse de comprar por parte dos viajantes e o cenário econômico no Brasil traz uma perspectiva otimista para este ano, de acordo com o head de Business Solutions, Data & Insights do Google, Maurício Martiniano.

No mês passado, ele revelou insights de um estudo do Google que mostra o novo perfil de consumo do viajante brasileiro, durante o evento Travel Conect 2023, da Voll.

“Nossos estudos mostram que 71% dos consumidores querem comprar viagens na Black Friday, mas 49% nunca compraram, então existe, sim, demanda e interesse na compra de viagens nesse período”, afirma Martiniano.

Reprodução/Google
49% dos consumidores nunca compraram viagens na Black Friday
49% dos consumidores nunca compraram viagens na Black Friday


Reprodução/Google
Gráficos mostram com que antecedência da Black Friday os consumidores começam a pesquisar viagens
Gráficos mostram com que antecedência da Black Friday os consumidores começam a pesquisar viagens

Com base no estudo do Google, confira quais são as preferências dos viajantes na Black Friday:

O que os viajantes buscam na Black Friday

  • 1º lugar - Hospedagem (60%);
  • 2º lugar - Pacotes (59%);
  • 3º lugar - Passagem aérea (53%);
  • 4º lugar - Passeios turísticos (41%);
  • 5º lugar - Ingressos para atrações turísticas (26%);
  • 6º lugar - Aluguel de carro (25%)
  • 7º lugar - Passagem de ônibus (17%);
  • 8º lugar - Cruzeiros (16%).


O estudo mostra, ainda, que ofertas ou pacotes de quatro a dez dias de viagens podem ganhar destaque para os consumidores, assim como ofertas personalizadas de mais de dez dias para o público de alta renda. “Além disso, três em cada quatro consumidores pretendem gastar mais de R$ 1 mil em viagens na Black Friday. O cartão de crédito parcelado é o meio de pagamento preferencial dos viajantes (64%), seguido pelo Pix (39%)", complementa.

Reprodução/Google
Perspectivas econômicas no Brasil são favoráveis, de acordo com o Google
Perspectivas econômicas no Brasil são favoráveis, de acordo com o Google

Cenário de consumo favorável no Brasil

De acordo com o executivo, o cenário econômico no Brasil traz uma perspectiva otimista para este ano. “Quando questionados se a economia do País estará melhor até o final do ano, 51% dos brasileiros responderam que sim, considerando, também, que a própria situação financeira irá melhorar. Isso significa um apetite de consumo, o brasileiro está mais otimista”, diz o especialista.

Reprodução/Google
Confiança dos consumidores atinge o maior nível desde janeiro de 2019
Confiança dos consumidores atinge o maior nível desde janeiro de 2019


Tópicos relacionados