Victor Fernandes   |   10/11/2023 08:08

Guerra Israel-Hamas retarda recuperação das viagens aéreas globais

Crescimento das reservas para todas as regiões do mundo diminuiu, com exceção de África


Divulgação
Na região afetada pelo conflito, Israel foi o que mais sofreu
Na região afetada pelo conflito, Israel foi o que mais sofreu

A Forward Keys, empresa de análise de dados de viagens, revelou que a guerra Israel-Hamas não só teve um impacto negativo na aviação de e para o Oriente Médio, como no mundo inteiro, com voos em todo o mercado reduzindo em 5 pontos percentuais (p.p.) nas três semanas desde o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro. A sua análise comparou as reservas de voos (comparadas com os níveis pré-pandemia) durante as três semanas anteriores a 7 de outubro com o mesmo período posterior.

Analisando as viagens para o exterior, as reservas de voos provenientes dos países do Oriente Médio diminuíram 9 p.p. desde o início da guerra. Nas Américas, abrandaram 10 p.p., enquanto a Ásia-Pacífico, a Europa (incluindo Israel) e a África desaceleraram 2 p.p. cada.

Divulgação

Do ponto de vista do destino, o crescimento das reservas para todas as regiões do mundo diminuiu, com exceção de África, que continuou a se recuperar em direção aos níveis de 2019. As reservas de voos para as Américas caíram 6 p.p., para a Europa 3 p.p., para a Ásia-Pacífico 1 p.p. e para o Oriente Médio 26 p.p..

Divulgação

Na região afetada pelo conflito, Israel foi o país que mais sofreu, com muitas companhias aéreas cancelando voos. No período desde 7 de outubro, as reservas de voos caíram 155 p.p.. Esta queda nas reservas superior a 100% indica que além de não haver novas reservas, também houve cancelamentos, esgotando o estoque de reservas existentes.

Israel é seguido pela Arábia Saudita, com queda de 67 p.p., Jordânia, com queda de 54 p.p., Líbano, com queda de 45 p.p., e Egito, com queda de 35 p.p.. As reservas de voos para países do Golfo Pérsico como um todo diminuíram 25 p.p..

Divulgação

“Esta guerra é uma tragédia humana catastrófica e comovente que todos vemos diariamente em nossas telas de TV. Isso certamente afastará as pessoas de viajar para a região, mas também prejudicou a confiança dos consumidores em viajar para outros lugares. A 6 de outubro, as reservas mostravam que as viagens aéreas globais no último trimestre do ano, o quarto trimestre, atingiriam 95% do seu nível de 2019, mas, a partir de 27 de outubro, a perspetiva caiu 7 pontos percentuais e situa-se em 88%. A mudança equivalente nas perspectivas para o Médio Oriente é muito mais preocupante, caindo 16 pontos percentuais para 110%, de 126%, antes do início da guerra", explicou Olivier Ponti, VP de Insights da Forward Keys.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS