Victor Fernandes   |   28/02/2024 16:13

Viagens solo serão cada vez mais comuns, aponta estudo

Pesquisa da Visa mostra oportunidades para inovação de produtos e soluções para quem viaja sozinha


JESHOOTS.COM/Unsplash
Visa aponta que viagens solo se tornem ainda mais comuns
Visa aponta que viagens solo se tornem ainda mais comuns

O número de famílias unipessoais (compostas por uma só pessoa) está aumentando, gerando demanda por novas dinâmicas no universo das viagens. Dados do relatório Global Travel Insight, da Visa, apontam que é esperado um aumento por volta de 35% neste modo de vida até 2030, atingindo a marca de 580 milhões de pessoas no mundo. Logo, a tendência é que as viagens solo se tornem ainda mais comuns.

O estudo da Visa ainda identificou um aumento da proporção de domicílios unipessoais no Brasil em todas as faixas etárias, na década entre 2000 e 2010. De acordo com um dado divulgado pelo IBGE em versão da Pnad Contínua do ano passado, 11,8 milhões de pessoas (quase 16% da população brasileira) moram sozinhas.

“A sociedade está cada vez mais aberta a novos arranjos sociais e isso implica uma maior aceitação em se viver e se divertir sozinho. Isso gera oportunidades para inovação de produtos e soluções por parte das empresas do setor turístico”.

Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics

O levantamento da Visa ainda apontou o Rio de Janeiro como quarto destino mais procurado por viajantes solo nas Américas, sendo a única cidade brasileira a figurar no ranking, que conta com cidades como Lima (Peru), Medellín (Colômbia) e Tijuana (México).

Moherdaui reforça que as empresas interessadas em abraçar essa parcela de consumidores devem ter em mente o estilo flexível e aventureiro dos viajantes solo ao escolherem destinos. “Eles priorizam o valor cultural e a diversidade das experiências vivenciadas em detrimento do conforto e do luxo. Embora prefiram viver sozinhos, esse consumidor gosta de socializar durante suas viagens e esse aspecto desempenha um papel importante na escolha de destinos”, afirmou.

Pagamentos Digitais

Viagens e serviços financeiros e de pagamentos – principalmente os digitais – estão intimamente ligados à esta nova tendência, já que é preciso realizar pagamentos on-line de passagens, reservas de hotéis, aluguel de carros, além de outras despesas. Nessa esteira, o relatório da Visa revelou que, para viajantes solo, os principais diferenciais são as recompensas e a conveniência, com destaque para programas de fidelidade e cartões co-branded.

“A indústria financeira deve investir em soluções inovadoras e acessíveis, especialmente para pagamentos internacionais. Carteiras digitais para pagar com o celular e realizar transferências em tempo real, ambas alinhadas à cibersegurança, devem nortear essa guinada. Já a indústria de Turismo deverá se ajustar a esse crescente perfil de consumidor sem deixar de lado os perfis mais alinhados às viagens tradicionais e buscando desenvolver tecnologias inovadoras”, concluiu o executivo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS