Victor Fernandes   |   18/03/2024 12:26
Atualizada em 18/03/2024 16:29

Booking, ClickBus e Decolar lideram buscas de viagens on-line

Estudo da Similarweb analisou destaque de setores e serviços do Turismo em procuras na internet


Divulgação
Decolar assumiu liderança na busca de pacotes de viagens com crise da Hurb
Decolar assumiu liderança na busca de pacotes de viagens com crise da Hurb

No Fórum PANROTAS 2024, a SimilarWeb, plataforma de dados digitais especialista em obter insights a partir da audiência na internet, apresentou uma série de dados sobre a procura dos brasileiros por viagens e Turismo. O painel fez parte do "Momento TTH", apresentado pelo Travel Tech Hub, iniciativa criada por Alexandre Cordeiro e a PANROTAS.

Entre as descobertas, a empresa apresentou dados da audiência de serviços e setores entre OTAs e demais empresas do Turismo, incluindo os sites em que pacotes de viagens, ônibus, hotéis, aluguel de carros e voos são mais buscados.

Confira abaixo.

Pacotes de Viagens

Audiência Websites

  • Hurb perde audiência de pacotes e Decolar assume a liderança;
  • CVC recebeu 21% das visitas interessadas em pacotes turísticos em janeiro de 2024.
Divulgação

Ônibus

Audiência Websites

  • ClickBus lidera o mercado de passagens com 26,54% de traffic share em janeiro de 2024;
  • QueroPassagem possui o maior crescimento de traffic share, de 7% (jan/21) para 21,56% (jan/24);
  • FlixBus cresce 306% e é 5º no ranking de jan/24;
  • Aplicativos de Buser e ClickBus contam com os maiores volumes de usuários ativos mensais.
Divulgação

Hotéis

Audiência Websites

  • Booking detém a liderança em visitas e aquisição de usuários em todos os canais de marketing;
Divulgação

Conversão Desktop

  • Booking detém o maior volume de acessos e visitas convertidas no período;
  • Smiles apresenta a maior taxa de conversão;
  • Busca orgânica e acesso direto são os canais com as maiores taxas de conversão para o site de Smiles.

Aluguel de carros

Audiência Websites

  • Kayak detém a liderança em visitas, seguido por Decolar e Skyscanner;
  • Kayak supera Decolar em aquisição:
    • 9 vezes mais tráfego de busca paga;
    • 7 vezes mais tráfego de busca orgânica;
    • 8 vezes mais tráfego de social;
    • 46 vezes mais tráfego de anúncios de display.
Divulgação

Conversão Desktop

  • Localiza detém o maior volume de acessos e visitas convertidas no período
  • Smiles apresenta a maior taxa de conversão (busca orgânica e acesso direto)

Voos

Tendências de Buscas

  • Influência crescente do Google Flights na audiência mundial;
  • O pico de tráfego em junho e julho de 2023;
  • Meses relevantes devido às férias escolares no Brasil e de verão no hemisfério norte.

Audiência Websites

  • 123 Milhas detém a liderança em volume total de visitas do período;
  • Decolar assumiu a liderança em agosto de 2023.
Divulgação

Conversão Desktop

  • Latam Airlines é líder em visitas e vendas no período;
  • Smiles apresenta a maior taxa de conversão;
  • Gol possui o maior volume de conversão pelo canal Display.

Tendências de fluxo

  • Decolagens domésticas em crescimento;
  • Após um declínio no fluxo de decolagens devido à pandemia, o Brasil está retomando seu lugar de destaque no cenário de viagens aéreas;
  • Em 2023, o País teve um crescimento de 8% nas decolagens em comparação com 2022.

Desempenho dos sites de aeroportos

  • Em 2023, o site do GRU concentrou a maior parte do tráfego digital (+43%), seguido por RioGaleão (+5%);
  • Picos de visitas dos sites dos aeroportos coincidem com as tendências de aumento de passageiros, destacando dezembro;
  • Há tendência de potencialização de serviços (físicos e digitais) para atender demanda de passageiros.

Os dados foram apresentados por Arlei Bueno, senior sales manager da SimilarWeb no Brasil. Confira seus contatos abaixo.

Tópicos relacionados