Victor Fernandes   |   16/05/2024 15:40

IA, redes sociais, família... veja o perfil do viajante da Geração Z

Pesquisa revela tendências de viagem para viajantes brasileiros nascidos entre meados de 1990 e 2010

A geração Z, popularmente conhecida como “Gen Z", é o grupo dos nascidos entre meados de 1990 até aproximadamente 2010. Atualmente, já é um público significativo de viajantes, moldando as tendências do Turismo global desde a preferência por experiências autênticas até o uso criativo da tecnologia. Pesquisa da Booking.com aponta para o comportamento deste grupo em viagens, incluindo o uso de tecnologia, companhia favorita, destinos buscados e até suas motivações para viajar.

Redes Sociais

Nascidos na Era da Internet, essa geração cresceu em um mundo altamente digitalizado, onde a tecnologia e as mídias sociais desempenham papéis centrais em suas vidas. Uma pesquisa recente da Booking.com revelou que 61% dos viajantes brasileiros da geração Z se utilizam de redes sociais para reunir ideias e inspiração para viajar, seguidos dos bons e velhos conselhos de familiares e amigos (51%).

Z1
61% dos viajantes brasileiros da geração Z se utilizam de redes sociais para reunir ideias e inspiração para viajar
61% dos viajantes brasileiros da geração Z se utilizam de redes sociais para reunir ideias e inspiração para viajar


Streaming e Inteligência Artificial

Além disso, 60% desses viajantes gostariam que as hospedagens lhe oferecessem gratuitamente Smart TV e serviços de streaming, mostrando como a Geração Z está sempre conectada e valoriza a flexibilidade e a conveniência, mesmo durante as viagens. E metade dos viajantes brasileiros da Gen Z provavelmente utilizarão ferramentas de inteligência artificial para planejar suas viagens.

Reprodução / Pixabay
Metade dos viajantes brasileiros da Gen Z provavelmente utilizarão ferramentas de inteligência artificial para planejar suas viagens
Metade dos viajantes brasileiros da Gen Z provavelmente utilizarão ferramentas de inteligência artificial para planejar suas viagens


Viagens em família

Em relação à companhia, 61% dos viajantes da Gen Z brasileiros planejam viajar com membros da família, 50% com parceiro(a) e 46% com os pais. O fato de que uma porcentagem significativa planeja viajar com membros da família demonstra o forte valor que essa geração atribui às conexões pessoais e familiares.

Unsplash/Kevin Delvecchio
61% dos viajantes da Gen Z brasileiros planejam viajar com membros da família
61% dos viajantes da Gen Z brasileiros planejam viajar com membros da família


Praia e Natureza

A pesquisa também revelou que 58% dos viajantes brasileiros da GenZ planejam fazer uma viagem para a praia e 35% planejam uma viagem para a natureza, aproveitando o momento para visitar parques, lagoas, e observar o céu. A preferência por viagens à praia e perto da natureza reflete o desejo da Geração Z por momentos de relaxamento, aventura e a preocupação crescente dessa geração com o meio ambiente e o bem-estar, buscando escapar da agitação urbana e se reconectar com a natureza.

Unsplash/Raphael Nogueira
58% dos viajantes brasileiros da GenZ planejam fazer uma viagem para a praia
58% dos viajantes brasileiros da GenZ planejam fazer uma viagem para a praia


Sabor e Cultura local

A descoberta de novas experiência relacionadas a sabores e culturas também é forte traço dessa geração: 47% dos viajantes da Geração Z provavelmente terão uma experiência gastronômica (por exemplo, fazer uma aula de culinária, um tour gastronômico ou jantar em um restaurante específico, etc.) e 4 em cada 10 (41%) viajantes brasileiros dessa faixa etária tem como motivação para viajar experimentar diferentes estilos de vida e culturas.

Pixabay
47% dos viajantes da Geração Z provavelmente terão uma experiência gastronômica
47% dos viajantes da Geração Z provavelmente terão uma experiência gastronômica


Metodologia

Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 32.300 entrevistados em 32 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2024. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line, em janeiro e fevereiro de 2024.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS