Laura Enchioglo   |   10/03/2025 18:16

71% dos brasileiros pretendem viajar em 2025, aponta pesquisa

Para além do descanso, grandes eventos como shows, festivais e jogos esportivos são destaque


Divulgação
85% dos entrevistados dizem ter disposição de participar de um evento durante sua viagem
85% dos entrevistados dizem ter disposição de participar de um evento durante sua viagem

Refletindo as preferências dos brasileiros, o Airbnb acaba de anunciar os resultados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos sobre tendências de viagens em 2025: os dados apontam que 71% dos entrevistados planejam viajar neste ano e, destes, 26% já possuem pelo menos uma viagem reservada ao longo do período.

Para além do descanso e da oportunidade de conhecer novos destinos, grandes eventos como shows, festivais de música e jogos esportivos são o destaque e atraem o público.

Eventos de música e esporte são os mais populares

O levantamento traz um recorte especial sobre as viagens com foco em eventos, o chamado turismo de entretenimento, que continua em alta com 41% dos viajantes afirmando que já consideram um evento em seus planos de viagem, especialmente os jovens entre 18 e 27 anos. Quem não programou a ida a um evento específico também não desconsidera essa atividade - 85% dos entrevistados dizem ter disposição de participar de um evento durante sua viagem.

A paixão pela música segue movendo o público, motivado pelo desejo de acompanhar festivais de música (46%) e shows de artistas (44%) – o festival de música que acontece em março, e que neste ano chega à sua 12ª edição, foi mencionado em 30% das respostas dos entrevistados, seguido pelo Carnaval do Rio de Janeiro (23%).

O interesse pelo esporte também movimenta turistas, que em 31% das respostas citam partidas de futebol, além de outros eventos esportivos (27%). A corrida automobilística que acontece em São Paulo no mês de novembro é o grande interesse do nicho, sendo citada em 22% das respostas.

Durante o preparo da viagem, a maioria (88%) dos entrevistados considera a proximidade do local do evento um fator muito importante ao escolher onde irão ficar – 25% deles buscam espaços inteiros, enquanto que 20% mostraram interesse em reservar apenas quartos, ambos em plataformas de aluguel de curta temporada.

Em média, os viajantes motivados pelo interesse em entretenimento de shows e esportes consideram gastar em média R$ 5.270,00 e passar 8,8 dias fora de casa, o que mostra que suas viagens não são pensadas exclusivamente para aproveitar os eventos, mas também conhecer os lugares com mais autenticidade. De acordo com os dados, 79% dos entrevistados dizem que costumam escolher seu destino com base no evento; destes, 86% também planejam aproveitar a viagem para explorar mais lugares.

Lazer e férias são os principais motivadores das viagens

Um país de dimensões continentais como o Brasil reúne diversos tipos de viajantes – há muito para conhecer, é por isso que os destinos domésticos são os favoritos entre 93% dos entrevistados. O estudo também se debruçou sobre as motivações para viajar: 77% das pessoas citam as férias e a busca por lazer, seguido pelos momentos de visita à família (35%), viagens românticas (25%) e visita a amigos (21%).

Para este tipo de viagem, a estadia média no destino é de 12 dias – as praias (69%) são o destino favorito das pessoas que têm filhos, enquanto as cidades grandes (40%) são as mais buscadas pelas pessoas entre 18 e 37 anos, e os parques temáticos e de diversão (23%) são considerados principalmente por mulheres de 18 a 47 anos com filhos. Para essas viagens, o descanso é a principal atividade planejada.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3758 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!